terça-feira, 17 de maio de 2011

9ª Semana Nacional de Museus em Sete Lagoas

Essa semana é comemorada em todos os museus do país com diversas atrações culturais. Em Sete Lagoas a programação está recheada, cinema, palestras, diálogos, documentário e pocket show, tudo grátis no Museu do Ferroviário de 16 a 20 de Maio - Divulguem, Participem e bom programa !!!


Projeto Bate Papo na Estação
Dia : 16/05/ 2011
Horário: 19:30 as 21:30 hs
Local: Museu do Ferroviário
Modalidade da Ação: Mesa Redonda
Tema:“Cinema e Documentário como Memória Histórica”
Debatedores: Silvino de Castro e Capucci Junior
Coordenação: Gilberto Avelar

Conteúdo: O Projeto Bate Papo na Estação abre frente a um ciclo de diálogos, criando um novo viés acadêmico e cultural no Museu do Ferroviário. Nesta primeira edição, o evento propõe um debate sobre a produção de Cinema e Documentários e sua importância como fonte de pesquisa, divulgação e ferramenta multimídia de preservação da Memória Histórica local. O Projeto Bate Papo na Estação é uma nova fonte de informação ao individuo, que mescla novas formas de dialogar entre Cultura e conceitos acadêmicos, que tem no seu conteúdo, debates, palestras e intervenções de um pocket show, realizado por artistas, acadêmicos e profissionais de áreas diversas.
_________________________________________________
CineDoc no Vagão – Exibição do Documentário “Historia nos trilhos”
Produção: Nana, Gustavo, Dangelo / Apoio: Cacto Filmes e Museu do Ferroviário
Modalidade da Ação: Exibição de Filme
Data: 17/05/2011
Horário: 19:30 as 21:30 hs.
Local: Museu do Ferroviário/ Vagão – Escola
Vagas: 35 participantes por exibição

Conteúdo: O CineDoc no Vagão é uma variante do Projeto Cinema no Vagão, que exibe o Documentário “Historia nos Trilhos”, produzido em 2010, por Gustavo, Dangelo e Nana, com apoio da Cacto Filmes e Museu do Ferroviário. Um Documentário que conta a Historia da Ferrovia local desde sua instituição em 1896 até o seu fim em 1992 e como foi criado o Museu do Ferroviário, como forma de preservação da Memória Ferroviária local. O Documentário foi construído a partir de depoimentos de historiadores e pessoas que conviveram com o cotidiano da Ferrovia local, revelando um traço social e afetivo, contado pelos eternos ferroviários, que demonstram através de seus múltiplos olhares, a comunhão de um mesmo sentimento de perda e vazio, deixado pela interrupção e finalização da Instituição ferroviária em Sete Lagoas. Um Documentário que utiliza fontes da Memória oral, que sem dúvida, promove a preservação da Memória viva e reafirma o conceito entre Museu e Memória. Este Documentário quebra o paradigma de Museu técnico, inserindo ao Museu do Ferroviário e seu acervo, um conceito também sociológico, que sem dúvida dialoga com as vertentes de Museu e Memória.
_________________________________________________

Palestra “Memória e Espaço” / Sesmaria das Sete Lagoas
Palestrante: Historiador Dalton Andrade/ Departamento de Historia Municipal
Modalidade da Ação: Palestra e Pocket Show
Data:18/05/2011
Horário: 19:30 as 21:30
Local: Museu do Ferroviário
Intervenção Artística: Márcia Flávia e Zander Coutinho
Distribuição da Cartilha: Sesmaria das Sete Lagoas / 03 de Abril de 1711

Conteúdo: Diálogo sobre o tema proposto e as formas como se processa essa ação de desenvolvimento e formação social dentro do contexto histórico local. O conteúdo desse diálogo enfatiza os contextos de Memória e Espaço, assim como os elementos que contribuíram para a formação e a construção da identidade de nossa cidade no decorrer dos tempos. Dentro do tema proposto serão abordados vários aspectos sobre a formação urbana da nossa cidade, a partir da instituição da Sesmaria das Sete Lagoas, datada de 03 de Abril de 1711, que marca os trezentos anos da cidade e sua presença na Historia de Minas Gerais.

A intervenção musical com artistas locais irão compor o cenário do evento, valorizando a produção artística local e gerando interatividade entre o diálogo acadêmico e o movimento cultural.
_________________________________________________

Projeto Cinema no Vagão – Exibição do Filme “Segredos do Porão”
Produção: Capucci Junior/ Capucci Produções
Modalidade da Ação: Exibição de Filme
Data: 19/05/2011
Horário: 19:30 as 21:30 hs.
Local: Museu do Ferroviário/ Vagão – Escola
Vagas: 35 participantes por exibição

Conteúdo: O Projeto Cinema no Vagão exibe o longa metragem “Segredos do Porão”, uma produção local, com diversas locações filmadas em Patrimônios históricos e naturais de Sete Lagoas. A Produção contempla ainda um cast de atores e atrizes, que fazem parte do cenário cultural, assim como a produção da trilha sonora. Uma forma de valorizar e divulgar o nosso Patrimônio histórico e cultural através da arte do Cinema.
_________________________________________________

Palestra “Diálogos sobre o equipamento museológico e o resguardo de sua Memória”
Palestrantes: Historiadores Sergio Mitre, Caroline Cesare e Liliane Correa
Modalidade da Ação: Palestra Institucional
Função: Apresentação de conceitos sobre novas abordagens e funções do equipamento museológico e o resguardo de sua Memória.
Data:20/ 05/2011
Horário: 19:30 a 21:30 hs.
Local: Museu do Ferroviário

Conteúdo: Diálogo com os historiadores Sergio Mitre, Caroline, Liliane sobre os conceitos e abordagens na construção de conteúdos e diretrizes de um Plano Diretor museológico, para a otimização de uso e atribuições inerentes a preservação do mesmo. O presente diálogo abre uma discursão sobre os benefícios práticos do equipamento museológico reorganizado, enquanto espaço de uso e ocupação como Museu e Memória histórica local.
_________________________________________________

Obs: Todas as ações são gratuitas

Informações: Gilberto Avelar
Contatos: (31) 9759-7663
E-mail: gfavelar @ yahoo.com.br

Realização:
Museu Histórico Municipal
Museu do Ferroviário
Departamento de História Municipal
Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Social

Um comentário:

  1. Poxa esse corre corre da vida, acabou que não fui ver o mestre Silvino de Castro. Mas valeu apena do Gilberto em convidar pois esse cara é de grande sabedoria.

    ResponderExcluir