sexta-feira, 13 de maio de 2011

Se Guaramiranga pode...

Um nome indiscutível no cenário cultural brasileiro. Uma oportunidade única para o coletivo se capacitar. Uma chance de reunir a classe cultural e produtora de Sete Lagoas. Sem dúvidas o curso Produção e Gestão cultural com o Rômulo Avelar, que aconteceu nessa e na última semana, foi de grande valia para todos que tiveram a oportunidade de participar, inclusive para o Colcheia.

Entender sobre os processos e divisões do campo de produção, se ver dentro da fala do Rômulo, aprender sobre as relações com público, empresa, artista e poder público. Distinguir melhor as etapas de produção, aprender a planejar tudo, com datas e limites bem estabelecidos. Esses foram alguns dos pontos que foram abordados durante essas 16 horas intensas de capacitação.

Um enorme panorama de como anda a área cultural no país, vários exemplos de casos que deram ou não certo, enfim, uma enxurrada de informações que são realmente relevantes e importantes dentro do trabalho do coletivo e de qualquer pessoa que queira produzir cultura.

Alguns apontamentos foram tirados depois do término do curso. Percebemos e entendemos a necessidade de buscar sempre meios de aprender mais, buscar o conhecimento para e através da prática. A experiência é sempre ponto a favor de um produtor, ter contatos que possibilitem a troca de conhecimento faz toda a diferença no produto final. Para isso é preciso conhecer a cena em que atua e os agentes que participam dela.

Coletivizar, tendência que devemos implantar na cidade. Em vários momentos ele falou da importância de atuarmos em conjunto, sempre tentando mobilizar não só o individual mas pensar no coletivo, em como aquela ação vai beneficiar a comunidade. Um grupo bem organizado da cultura consegue visibilidade e ocupa o seu espaço, mostrando tanto ao poder público como à população a sua força e assim consegue angariar muito mais benefícios para a área.

Um grande exemplo dado no curso foi a cidade de Guaramiranga, no interior do Nordeste, com pouco mais de 5 mil habitantes mas que possui uma vida cultural agitadíssima, com grandes festivais internacionais de teatro e dança. A cidade só conseguiu isso devido a mobilização da população, que organizou-se e mobilizou para produzir, mas também sempre capacitando todo mundo, cursos, workshops e palestras fazem parte da programação de todo evento. Hoje quase todo morador participa da produção ou está envolvido de alguma maneira.

Já que Guaramiranga pode, por que Sete Lagoas também não pode? O Colcheia abre a todos a sua programação para os próximos meses, se o intuito é movimentar a cena cultural da cidade apresentamos nossa agenda e convidamos a quem estiver disposto colaborar conosco. Se a gente já gostava da ideia de produção colaborativa agora, depois do curso, pretendemos ainda mais trabalhar em cima disso na cidade. Quer colaborar? Vem com a gente!

Veja a programação do coletivo para os proximos meses.

MAIO:
19/05 - Noite Fora do Eixo com banda Tereza (RJ) + Charge / Opinião Pub
27/05 - Seletivas com 4 bandas locais para o Festival Gramophone / Route 66

JUNHO:
09/06 - Noite Fora do Eixo (1 banda local + 1 banda de fora) / Opinião Pub
17/06 - Seletivas com 3 bandas locais para o Festival Gramophone / Route 66.

JULHO:
02/07 -Invernada Cultural com Duo Finlândia (ARG) e artes integradas / ADESA (Serra Sta Helena)
14/07 - Noite Fora do Eixo (1 banda local + 1 banda de fora / Opinião Pub
28 a 31/07 - II Festival Gramophone de Música Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário