sábado, 4 de junho de 2011

Segunda edição do Cine Cerrado



Dando continuidade aos seus trabalhos o Projeto Cine Cerrado apresenta em sua segunda sessão o filme A Festa da Menina Morta (2008), que marca a estréia do ator Matheus Nachtergaele como diretor.

O longa metragem é uma produção da Bananeira Filmes e traz no elenco Daniel de Oliveira, Juliano Cazarré, Jackson Antunes,Cássia Kiss, Dira Paes e Paulo José.

A classificação indicativa do filme é de 18 anos.

O projeto Cine Cerrado tem periodicidade mensal e levará até o auditório da Casa da Cultura Francisco Timóteo Pereira exibições gratuitas de filmes nacionais, priorizando as obras que circulam fora do eixo comercial, como uma maneira de fortalecer e estimular o hábito de consumo cultural além de promover a valorização do cinema nacional. A edição do mês de junho acontecerá no dia 11 de junho às 20 horas no Auditório da Casa da Cultura Francisco Timóteo Pereira, orla da Lagoa Paulino, com ENTRADA FRANCA.

O projeto Cine Cerrado é uma iniciativa do Blog Cultural Dedo de Prosa (dedodeprosa.blog.br) e conta com a parceria da Secretaria de Cultura e Comunicação Social e da Produtora Bananeira Filmes, do Rio de Janeiro.

Sobre o filme

A Festa da Menina Morta foi filmado no município de Barcelos, no estado do Amazonas e possui mais de 20 prêmios em festivais nacionais e internacionais.

A idéia para A festa da menina morta veio quando Nachtergaele filmava “O auto da compadecida em Cabaceiras, interior da Paraíba, e o ator presenciou uma cerimônia religiosa na casa de uma família, que oferecia seu terreno para a celebração do milagre de sua filha, que havia desaparecido, mas enviado seu vestido após muitas preces.

Sinopse

Há 20 anos uma pequena população ribeirinha do alto Amazonas comemora a Festa da Menina Morta. O evento celebra o milagre realizado por Santinho, que após o suicídio da mãe recebeu em suas mãos, da boca de um cachorro, os trapos do vestido de uma menina desaparecida. A menina jamais foi encontrada, mas o tecido rasgado e manchado de sangue passa a ser adorado e considerado sagrado. A festa cresceu indiferente à dor do irmão da menina morta, Tadeu. A cada ano as pessoas visitam o local para rezar, pedir e aguardar as "revelações" da menina, que através de Santinho se manifestam no ápice da cerimônia.


(Por Blog Dedo de Prosa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário