sexta-feira, 24 de junho de 2011

Festival Fora do Eixo SP faz semana das artes cênicas

O evento terá programação especial do Palco FdE em São Paulo


Nos próximos meses a capital paulista recebe o Festival Fora do Eixo SP. Em sua terceira edição, o evento anual que integra os artistas de destaque do circuito da música independente, prepara uma programação com shows de expoentes da nova música brasileira, espetáculos de teatro, oficinas, mesas de debates e cinema. O ponto de partida do festival começa no próximo dia 23 e vai até o dia 26 de junho, em comemoração ao primeiro ano de atuação do Palco Fora do Eixo (PFE).

Com objetivo de promover, fomentar, difundir e divulgar manifestações cênicas de grupos/artistas independentes, o PFE completa um ano de atuação, avanços e ações na rede de coletivos. Para isso, ganhou uma semana especial no Festival FdE, onde serão realizadas atividades focadas nas artes cênicas. “O Festival FdE, que foi o evento onde surgiu o PFE no ano passado, volta este ano com uma edição especifica do Palco, o que mostra não só a evolução da própria frente como também a aposta da rede no desenvolvimento da mesma”, relata Artur Faleiros – coordenador da comunicação do Palco FdE.

Hoje, já são mais de 15 coletivos no Brasil que trabalham fortemente nessa frente, criando plataformas que possibilitem a movimentação e construção de cenas locais e ponte entre elas. Contribuindo assim para uma maior fruição cultural que favoreça também a consolidação de artistas, produtores e público consumidor.

Realizando a primeira ação no bairro Cambuci, desde a instalação da Casa Fora do Eixo São Paulo, ponto de articulação nacional do FdE, já era discutida a integração da casa com o bairro. “O Cambuci tem características peculiares, como a miscigenação de classes sociais díspares, projetos e espaços de vivências interessantes e uma oferta ainda limitada de atividades culturais”, relata Daniela Teixeira, gestora da FdE Distro e uma das direitas da Casa Fora do Eixo SP. Através de suas participações nas reuniões da Rede de Cultura do Cambuci e Região (REDESC), grupo que visa articular centros culturais, artistas, e gestores no bairro, o Fora do Eixo percebeu que seria uma ótima oportunidade de levar as atividades do Palco FdE para cidade de São Paulo e estimular uma ação desse grupo em conjunto.

Na programação do Festival Fora do Eixo – Etapa Palco FdE, as ações do Cambuci se concentram na Casa FdE SP, com mesas debates, observatórios, oficinas, imersão e apresentações musicais. No espaço cultural NPC Artes, onde serão realizadas oficinas e espetáculos de teatro. No espaço cultural Casa das 3 será feito um encontro do Palco. O hostel “Ô de Casa”, na Vila Mariana, também será local de encontro dos participantes do festival. E as noites de shows especiais se concentrarão no Studio SP, casa de eventos do centro do São Paulo. Ainda na lista de atividades do festival, o Palco Fora do Eixo realizará imersão com reuniões livres nos dias 27, 28 e 29 de junho, das 14 às 22 horas, na Casa FdE SP.

Projeto realizado com o apoio do Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, Programa de Ação Cultural 2010 e produção do Circuito Fora do Eixo.


Serviço

Festival Fora do Eixo São Paulo – Etapa Palco FdE
Data: 23 à 26 de junho

Endereços
Casa Fora do Eixo SP
Rua Scuvero, 282, Cambucci São Paulo/SP
11 4304 1537

NPC Artes
Av Lins de Vasconcelos, 875,
Aclimação
11 6583 7142

Hostel Ô de Casa | Bar Ô Vila Madalena
Rua Inácio Pereira da Rocha, 385
odecasahostel.com

Casa das 3
R. Colonia da Gloria, 320
acasadastres.blogspot.com

Studio SP
Rua Augusta, 591, São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário