quinta-feira, 30 de junho de 2011
Prefeitura abre licitação de instrumentos para a Orquestra Municipal
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Site do Festival Gramophone atualizado
Aproveita pra já curtir a página do Gramophone no Facebook e se atualize também pelas redes sociais.
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Mostra de arte com Edgard Castanheira e Leandro Figueiredo na Galeria Myralda
O visitante poderá conferir instalações tridimensionais e ocupações artísticas nas paredes, sem divisões claras entre as ambientações feitas por um artista e por outro. O curador da exposição, Demétrius Cotta, explica que a galeria proporcionará a reflexão sobre as mudanças da atualidade, como no clima e meio ambiente. “Queremos provocar no expectador a pergunta: os artistas são mutantes porque querem ou é a sociedade que os faz mudar?”, afirma Cotta.
Leandro Figueiredo apresentará os bastidores do processo de criação artística, a partir de dois painéis com esboços dos trabalhos do dia a dia, e pintará diretamente no espaço cultural. Nesse ambiente, Edgard Castanheira poderá interferir visualmente com jogos de luz e outros elementos, fazendo o diálogo entre as composições. “A mostra será uma surpresa também para os artistas”, diz Figueiredo, antecipando que as obras sofrerão alterações a cada dia.
Desde a inauguração no ano passado, a Galeria Myralda atraiu 2.500 pessoas com as exposições: Mirar e Mirabolante, em saudação a agente cultural Myralda Roque; Camarim do Zaca, para prestigiar os bastidores da vida e obra do ator e humorista, Mauro Faccio Gonçalves, o Zacarias; e Silêncio no Palco, em homenagem ao artista local e João Cláudio Cunha.
A realização da Eleven é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Comunicação Social. A Galeria Myralda está localizada na Avenida Getúlio Vargas, 91, Centro.
[Oportunidade] Festival Bandas Novas ao Extremo
domingo, 26 de junho de 2011
[Artista da semana] Vendo 147
sábado, 25 de junho de 2011
[Oportunidade] Noite Fora do Eixo em Patos de Minas
sexta-feira, 24 de junho de 2011
[Frutos da terra] Congadar
Festival Fora do Eixo SP faz semana das artes cênicas
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Peça teatral: No foco da fofoca
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Em turnê nacional a banda Sabonetes passa por Sete Lagoas
Em Sete Lagoas a banda toca no Opinião Pub já fazendo o Lançamento do Gramophone, junto com a banda bahiana Maglore. O Colcheia entra em uma rota nacional destacando a sua importância no circuito independente do Brasil e aproveita para apresentar novas bandas ao público setelagoano, sem restrições de estilos e visando expandir o seu público.
terça-feira, 21 de junho de 2011
Mais dois nomes para o Gramophone 2011
[Cobertura] Segunda etapa das prévias locais para o Gramophone
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Nona edição do Templo 8 começa dia 23
A nova edição do Templo 8, que começa no próximo dia 23 junho, terá como tema foi Brasil Itália: do sertão a Milão – uma viagem gastronômica das culinárias típicas dos dois lugares, paralelamente aos eventos que acontecem em todo o país e que comemoram o ano da Itália no Brasil.
De acordo com a organizadora do evento, a artista plástica Adriana Drummond, para esta temporada haverá eventos gastronômicos, culturais e musicais.
Para isso, Adriana fechou uma parceria com o especialista em cozinha italiana Bruno Ventrone, que apresentará durante todas as noites, delícias da culinária italiana.
Além de Bruno, estará também Maria Conceição Oliveira, cozinheira que cuidará de todo o menu tipicamente brasileiro e já faz parte da equipe há algumas temporadas.
O evento vai até o dia 01 de setembro, sempre às quintas-feiras, das 20hs às 1hs.
Durante toda a temporada, a fotógrafa Thiane Rodrigues participará do evento e fará a cobertura fotográfica do público presente, que será publicada no perfil Templo 8 da rede social Facebook, paralelamente à programação do evento e das novidades que forem surgindo ideias.
sábado, 18 de junho de 2011
Resultado da segunda etapa das prévias locais
Zero A, a vencedora da noite. |
Fred Berli, do coletivo Vatos/ Vespasiano. |
A urna de votação, com Marina e Pulinho (o dono da festa!) |
Se interessou? Corre lá e se inscreva. Não tem perfil ainda? Aproveita a oportunidade: é super fácil, totalmente customizável e muito mais prático para se relacionar com produtores.
Está curioso para saber quais serão as outras bandas do festival? Fique ligado aqui pois essa semana liberaremos mais dois nomes confirmados.
quinta-feira, 16 de junho de 2011
[Frutos da terra] Marcella The Post Modern e Francis Campelo
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Compacto.Rec lança JULGAMENTO
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Segunda etapa das prévias locais
domingo, 12 de junho de 2011
Quinta-feira com apresentação do Grupo vocal da UFSJ e Quinta na Praça
sábado, 11 de junho de 2011
[Artista da semana] Do Amor
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Circuito Mineiro de Festivais Independentes no Jornal O Tempo
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Vleydson é um dos selecionados para a Oficina de Videodocumentarismo no Festival Fora do Eixo
sábado, 4 de junho de 2011
Segunda edição do Cine Cerrado
O longa metragem é uma produção da Bananeira Filmes e traz no elenco Daniel de Oliveira, Juliano Cazarré, Jackson Antunes,Cássia Kiss, Dira Paes e Paulo José.
A classificação indicativa do filme é de 18 anos.
O projeto Cine Cerrado tem periodicidade mensal e levará até o auditório da Casa da Cultura Francisco Timóteo Pereira exibições gratuitas de filmes nacionais, priorizando as obras que circulam fora do eixo comercial, como uma maneira de fortalecer e estimular o hábito de consumo cultural além de promover a valorização do cinema nacional. A edição do mês de junho acontecerá no dia 11 de junho às 20 horas no Auditório da Casa da Cultura Francisco Timóteo Pereira, orla da Lagoa Paulino, com ENTRADA FRANCA.
O projeto Cine Cerrado é uma iniciativa do Blog Cultural Dedo de Prosa (dedodeprosa.blog.br) e conta com a parceria da Secretaria de Cultura e Comunicação Social e da Produtora Bananeira Filmes, do Rio de Janeiro.
Sobre o filme
A Festa da Menina Morta foi filmado no município de Barcelos, no estado do Amazonas e possui mais de 20 prêmios em festivais nacionais e internacionais.
A idéia para A festa da menina morta veio quando Nachtergaele filmava “O auto da compadecida” em Cabaceiras, interior da Paraíba, e o ator presenciou uma cerimônia religiosa na casa de uma família, que oferecia seu terreno para a celebração do milagre de sua filha, que havia desaparecido, mas enviado seu vestido após muitas preces.
Sinopse
Há 20 anos uma pequena população ribeirinha do alto Amazonas comemora a Festa da Menina Morta. O evento celebra o milagre realizado por Santinho, que após o suicídio da mãe recebeu em suas mãos, da boca de um cachorro, os trapos do vestido de uma menina desaparecida. A menina jamais foi encontrada, mas o tecido rasgado e manchado de sangue passa a ser adorado e considerado sagrado. A festa cresceu indiferente à dor do irmão da menina morta, Tadeu. A cada ano as pessoas visitam o local para rezar, pedir e aguardar as "revelações" da menina, que através de Santinho se manifestam no ápice da cerimônia.
(Por Blog Dedo de Prosa)
[Artista da semana] Karina Buhr
Karina nasceu na Bahia, mas foi criada em Pernambuco onde viveu intensamente a música de raiz, as pastoras, o cavalo marinho, o maracatu. E traz de lá esse colorido em suas músicas e letras. Tem qualquer coisa de sonho a impressão que fica ao ouvir seu disco, ao ver seu show. Uma nuvem te envolve. E eu acredito que esse barato se dá pela originalidade de seu discurso que está nas letras, na postura de palco, na concepção musical contemporânea, livre da definição de gêneros e estilos. A diversidade é hoje uma realidade cultural e Karina Buhr é um talento em destaque nessa cena.
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Vamos nos articular?
Dá pra ver que as possibilidades são muitas né? O que é preciso é tomar conhecimento delas e saber apropriar-se das ferramentas que possibilitam a participação nesses e em inúmeros editais abertos.
Alguns movimentos nesse sentido já começaram a partir do Observatório Fora do Eixo e Viva Voz Novas Formas de Fazer Cultura, que está discutindo e atualizando a Lei de Incentivo à Cultura e o Fundo de Sete Lagoas.