sábado, 30 de abril de 2011
Artista da semana: Aeromoças e Tenistas Russas
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Lançamento do cd Festa de Reinado
O lançamento do CD "Festa de Reinado", inédito em Sete Lagoas, ocorreu nesta quarta, 27, no Beco dos Repolhos, um dos lugares mais tradicionais do bairro Santa Luzia. A obra é dedicada à memória de dona Helena (Rainha Conga) e reúne uma série de músicas que fazem parte da manifestação do Rosário. “Essa iniciativa cultural marca os 42 anos de presença da Guarda de Moçambique Nossa Senhora da Conceição no Congado setelagoano”, afirma o vereador e historiador Dalton Andrade, um dos incentivadores da produção do CD.
O evento teve início com a apresentação do grupo que entoou várias músicas de seu repertório. Em seguida, o mestre de cerimônias Adilson Pereira convidou os apoiadores do projeto para compor a primeira fila: o vereador Dalton Andrade (representado por uma assessora), o secretário municipal de cultura Fredy Antoniazzi, Roni Raggi, Edgar Martins do Instituto Regina Pacis, Beth Campos do Arte Brasil, Wanderley Ferreira, José Roberto do Casarão e Paulinho do Boi, representado por sua filha, Clarice.
A palavra foi passada para o Mestre Saúva que falou a todos sobre o processo de elaboração do CD, fez seus agradecimentos e mostrou sua emoção em ver o projeto realizado. Na sequência, foram convidados alguns componentes da guarda para discursar como Seu Manoel, o Capitão Regente Tuché e o presidente da guarda, José Carlos (Pão Véio).
O grupo ofereceu aos seus apoiadores um exemplar do CD além de doar para a Secretaria de Municipal de Cultura um estandarte da guarda para compor o acervo do Museu Histórico.
O evento foi encerrado com uma nova apresentação do grupo e todos foram convidados para um delicioso caldo de costela.
O CD "Festa de Reinado" foi gravado no Instituto Regina Pacis nos meses de agosto e setembro de 2010 com a participação de todo o grupo, composto por 68 membros entre crianças, jovens e adultos. A finalização foi feita pelo Studio Roni Raggi com direção e produção de Carlos Warley Saúva.
O Moçambique Nossa Senhora da Conceição agradece aos seus apoiadores, à comunidade do bairro Santa Luzia e a toda Irmandade do Rosário de Sete Lagoas.
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Concerto de Música na Casa da Cultura
A Casa da Cultura abriga concerto gratuito de música na próxima sexta-feira (29), às 20 horas. No palco, o maestro alemão convidado Knut-Andreas rege os 15 músicos de cordas e sopros da Orquestra de Câmara Opus, de Belo Horizonte.
Criada há cinco anos, a orquestra tem repertório voltado para composições brasileiras, de Villa-Lobos e Camargo Guarnieri a Luiz Gonzaga e Tom Jobim. O evento na cidade tem o apoio do Ministério da Cultura, Prefeitura de Sete Lagoas e iniciativa privada. A Casa da Cultura está localizada na Avenida Getúlio Vargas, 91, Centro.
(via Prefeitura de Sete Lagoas)
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Oportunidade: Espetáculo Teatral no Festival Escambo
O Festival Escambo de Experiências Culturais é realizado desde 2007 em Sabará com ações pontuais em Belo Horizonte. A iniciativa é desenvolvida por um coletivo de comunicadores, produtores, gestores e artistas de várias cidades intitulado Coletivo Fórceps. O grupo investe no fomento cultural priorizando o trabalho em rede e iniciativas colaborativas que visam o desenvolvimento local, a democratização da informação e a diversidade cultural a partir do estabelecimento de diálogo entre agentes culturais e de outras áreas da sociedade em diferentes praças.
Em 2011 o festival contará com shows, oficinas, debates, programação na escola, cinebrasa (cineclube do Fórceps) além de espetáculos teatrais e são para esses que está aberto um edital que selecionará um espetáculo teatral que será apresentado no Teatro Municipal de Sabará - melhor acústica da America Latina - e um espetáculo que será apresentado em praça pública, durante o Festival Escambo 2011.
Ação do Engrena no Grito Rock Sabará
Essa é mais uma ação do movimento Engrena, representante do Palco Fora do Eixo, Poéticas Visuais e Fora do Eixo Letras no Coletivo Fórceps, que integra o Circuito Fora do Eixo.
As incrições estão abertas até o dia 05/05/11. O Coletivo oferece hospedagem, alimentação e uma ajuda de custo [valor indefinido] para o grupo selecionado.
Preencha o formulário para participar da seleção
terça-feira, 26 de abril de 2011
Como Foi: Noite Fora do Eixo Abril
O Monograma que voltava na cidade já tinha alguns fãs, dava pra ver aqueles que cantarolavam as músicas da banda que subiu ao palco às 1:30 da manhã. Era o show esperado da noite e os meninos mostraram a que vieram. Com novo baterista, Lucas Mortimer, a banda resolveu refazer seu planejamento e está voltando nas cidades que já tocou, fidelizando o público. E não é que está adiantando? Quem já conhecia foi atrás e quem não conhecia gostou.
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Campanha: Colabore com o Blog
- Cobertura
- Cenário Local
- Universo Fora do Eixo
- Divulgação
- Artista da semana
- Categoria livre
sábado, 23 de abril de 2011
Artista da semana: 4 Instrumental
sexta-feira, 22 de abril de 2011
Cartilha sobre o Congado de Sete Lagoas
quarta-feira, 20 de abril de 2011
É amanhã! Monograma e Zero A! no Opinião
terça-feira, 19 de abril de 2011
Ocupação Fora do Eixo em São Paulo
O espaço físico e a estrutura precisa ser melhorada para possibilitar um ambiente de trabalho e de moradia melhor para aqueles que por lá moram e circulam, para isso foi montado um projeto inscrito no Catarse, site que permite que qualquer pessoa apoie os projetos lá previstos com quantias pré-determinadas e que geram uma recompensa proporcional ao valor apoiado.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Compacto.Rec lança Os Rélpis em Abril
O compacto.Rec neste mês de abril lança o primeiro álbum completo da banda Os Rélpis. A banda que lançou em 2009 o EP “Ó imaginário cá do meio de lá” agora traz através do Compacto.Rec seu novo álbum intitulado “Do fruto, o escracho monumental caramelizado”.
Com dois anos e meio de carreira e após um 2010 com mais de 50 shows pelo Brasil, entre os quais 16 festivais e uma Tour Fora do Eixo, a banda Os Rélpis está lançando seu primeiro álbum completo através do Compacto.Rec.
Produzido com muito experimentalismo, sua concretização teve inicio com a reforma do estúdio, já na listagem dos equipamentos que seriam utilizados, incluindo guitarras vintage, amplificadores com 40 anos de idade, pedais construídos pelos próprios integrantes da banda, uma bateria pinguim dos anos 60, além de um vídeo cassete estéreo. A partir disso a banda partiu para uma vivência, de “espremer” até sugar de todo o melhor e mais apurado sumo das coisas que se tem em mãos. E como resultado trouxe uma nova estética baseada na diversidade sonora contemporânea e na antropologia do ruído que permitem ao ouvinte flutuar através de ritmos variados, os quais remetem desde a tradição popular ao moderno rock, e se chocam trazendo dissonâncias que podem surpreender a cada música.
Acesse: http://compactorec.foradoeixo.domingo, 17 de abril de 2011
Aniversário Colcheia - Data Oficial
sábado, 16 de abril de 2011
Artista da semana: Daniel Peixoto lança disco Mastigando Humanos
Provocante, tropical e apaixonado pelo tecnobrega do Pará, o cearense Daniel Peixoto está mais efervecente do que nunca no primeiro CD solo: “Mastigando Humanos”, que terá distribuição pela Fora do Eixo Distro. No dia 12 de abril o trabalho terá lançamento virtual pelo Toque no Brasil e físico, às 21 horas, no Sesc Pompéia, com entrada gratuita.
Representante da música eletrônica nacional há 5 anos, Daniel, apesar de não ter abandonado o eletro-rock dos tempos em que fez parte do duo Montage, está mais próximo do forró e outros estilos em sua nova fase musical. Essas influências ficam nítidas nesse trabalho que marca sua estreia como artista solo.
O Fora do Eixo abraçou a aproximação com as influências populares e a ousadia de Daniel e tomou frente de todas as etapas de lançamento do novo trabalho. Entre elas, a produção fonográfica do CD, o encarte, que foi realizado pelo Design FdE, a campanha de lançamento, planejada e realizada pelo Centro Multimídia e o próprio lançamento pela Fora do Eixo Discos, que abrange mais de 40 pontos nacionais. Além disso, o músico ganhou dois clipes produzidos pelo Clube de Cinema FdE.
Em “Mastigando Humanos” temos excelentes músicas pop e um Daniel Peixoto que se preocupou “mais com cantar do que gritar”, diverte-se o músico. A pesquisa sonora está mais refinada e ganha corpo com um Daniel mais maduro e experiente dentro de seu universo. O processo criativo envolve um aprofundamento na música nortina, que “não é muito diferente da música nordestina” sentencia Daniel.
Não é de hoje que a relação entre Daniel Peixoto e o Fora do Eixo acontece. Ela vem sendo construída desde 2007, quando o cantor passou a circular com o Montage em alguns eventos do circuito, como Festival Calango e Festival Fora do Eixo de São Paulo. Já em 2008, o FdE lançou o clipe virtual da música “Hi Oprah” da banda, que contou com uma ação de exibição simultânea nas casas de shows e teatros de 18 cidades que integram a rede de coletivos. E seguindo a linha das bandas que apostam e absorvem muito bem as ferramentas virtuais, em 2009 o Portal Fora do Eixo lançou o EP virtual do Montage, com o título “Trust My Dealer”.
O lançamento do CD “Mastigando Humanos” é uma ação da Casa Fora do Eixo São Paulo, mas atinge proporções nacionais, já que o Circuito conecta cerca de 70 cidades por todo Brasil, que estarão trabalhando na divulgação e distribuição desse material.
Confira a entrevista com Daniel sobre o lançamento do disco.
Baixe o álbum.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Oportunidade: Turnê Fora do Eixo Minas
- 18/05: Belo Horizonte @ A Obra Bar Dançante
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Placar de inscrições seletivas Gramophone
As inscrições para as seletivas do Festival Gramophone estão abetas no Toque no Brasil (agora de cara nova com versão totalmente customizavel). Já recebemos inscrições de bandas de todo lugar, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Brasilia, São Luís...até banda argentina já se inscreveu. Entretanto o edital aberto é só para bandas de Sete Lagoas e região, abrangendo as cidades Paraopeba, Caetanópolis, Cordisburgo, Araçaí, Cachoeira da Prata, Inhaúma, e Prudente de Morais. Visto que é uma grande oportunidade para as bandas da cidade ganharem visibilidade e participarem de um grande festival espera-se o interesse dessas, maaaas cadê? Até agora temos 93 inscritas sendo que de Sete Lagoas 5 e da região nenhuma. Sabemos que a produção musical autoral na cidade é muito maior que isso. Reforçamos que a seletiva é aberta a qualquer estilo.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Feriadão começa com Monograma e ZERO A! no Opinião Pub
terça-feira, 12 de abril de 2011
Políticas públicas para a cultura: uma discussão que continua
Depois do Observatório Fora do Eixo e Projeto Viva Voz: Novas formas de Fazer Cultura a discussão a respeito da Lei de Incentivo Fiscal à Cultura e o Fundo Municipal de Cultura de Sete Lagoas continuou em um grupo de e-mails que selecionou leis para estudo e análise e que vem debatendo a política cultural da cidade. Na semana passada, dia 5, esse grupo se reuniu presencialmente na Câmera dos Vereadores para uma discussão de pontos específicos e o Colcheia estava presente.
Hoje em Sete Lagoas, temos a Lei de Incentivo Fiscal à Cultura, que até hoje não foi aplicada e contamos com o Fundo Municipal de Cultura que é distribuído através de subvenções, para algumas entidades de forma que esses recursos não são discutidos democráticamente.
A discussão permeou sobre a fusão dessas duas leis, e foram apontados os pontos a favor, como o fim da figura do “captador” profissional de recursos financeiros junto às empresas e a destinação de até 5% dos impostos (INSSQN e IPTU) para o Fundo Municipal de Cultura e também a destinação direta dos recursos do Fundo aos artistas, para o financiamento de projetos culturais.
Por outro lado, foram listados os pontos contra, já que Leis que criam fundo não têm incentivo fiscal, além de termos resistência dos empresários em colocar dinheiro nos cofres da prefeitura.
O objetivo é redistribuir democraticamente a verba da Secretaria de Cultura, dando espaço para as entidades existentes e atualizar o texto da Lei de Incentivo Fiscal para que a mesma possa se tornar eficaz.
Outras reuniões para a continuidade das discussões já estão sendo marcadas. Essa discussão é de interesse tanto para a classe artística e produtora da cidade, pois visa a distribuição democrática de recursos, quanto para a sociedade civil que ganhará com o desenvolvimento do cenário cultural na cidade.
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Festa entre amigos
Uma festa com amigos no quintal de casa. Foi isso que pareceu para o Colcheia a comemoração de 1 ano. Primeiro, um lugar agradabilíssimo, com uma vista linda primeiro do pôr do sol, depois da lua, em meio à cultura tradicional setelagoana. Segundo que os poucos presentes fizeram toda a diferença, realmente estava ali quem prestigia o coletivo, amigos. Famílias inteiras presentes, o ambiente era tão agradável e aconchegante que várias crianças também apareceram por lá. Algumas mesinhas de bar e música ambiente fizeram o clima de festinha em casa, conversas aqui e ali todos se entendiam de alguma forma.
As meninas da dança chegaram e começaram a se preparar, lindas e gentis conquistaram a todos antes mesmo de se apresentarem. A maquiagem, o aquecimento, o figurino e as conversas de antes do show deixaram todos curiosos e encantados com a movimentação. E foi todo mundo prestigiar, mãe, avó, irmão, amiga...
Chega a hora e todos vão para dentro do salão assistir a esperada apresentação. Encantador, para quem conhece as meninas e sabe a garra de cada uma, melhor ainda. O movimento da chita envolveu a todos que assistiam. A dança foi também uma homenagem ao João Cláudio, bailarino e coreógrafo da Companhia Corpo e Dança que, a pouco tempo, nos deixou. Mas as meninas mostraram que tem potencial para continuar e seguir em frente.
Conversa vai, conversa vem. Ricardo Ulpiano, grande amigo do Colcheia, assume o microfone para completar o clima. Conhecido nos caminhos e shows do Fora do Eixo ele se tornou pessoa muito importante para o coletivo e tê-lo presente na comemoração foi mais um presente. Ele apresentou seu trabalho solo de composições próprias. O show foi a cereja do bolo, músicas super deixaram tudo ainda mais gostoso, o som casou perfeitamente com a ocasião.
Como não podia faltar tivemos bolo e parabéns. Momento ímpar que reuniu grande parte do coletivo mostrando sua força e união. A celebração foi completa quando apagarão a velinha. Tenho certeza que cada um fez um pedido em prol da cultura e do bem coletivo. E que venham mais 1, 2, 3 ... anos por aí porque é disso que a cultura precisa. Parabéns Colcheia!
Confira as fotos feitas por Marcelo Alves Miranda no Flickr do Colcheia
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Toque no Gramophone - Aberto edital para Prévias Seletivas
E vocês pensam que a gente descança?! Nada disso! Passado o Grito Rock, agora começam os preparativos para o nosso maior evento anual: o II Festival Gramophone de Música Independente, que este ano acontece mais cedo, entre os dias 28 e 31 de julho.
sábado, 2 de abril de 2011
1º ANIVERSÁRIO COLETIVO COLCHEIA
Agora é a hora de comemorarmos este início de trajetória. Para isso precisamos de vocês, que nos acompanham desde o início, e também daqueles que nunca ouviram falar da gente e agora testão tendo oportunidade para isso.
Nossa festa de 1 ano começa no anexo do Museu do Ferroviário com uma apresentação de dança do grupo Corpinho Juvenil da Oficina Corpo e Dança, um barzinho regado a voz e violão do Ricardo Upiano, além da exposição dos cartazes e fotos dos nossos eventos. Mais tarde partimos para o Opinião Pub com o show da banda Black Bone Blues. Ou seja, a festa vai ser boa e queremos vocês para comemorar.