sábado, 11 de dezembro de 2010

#FAÇAMOSJUNTOS!


Desde o início de sua organização, no início de 2010, o Colcheia vinha cortejando, especulando e querendo conhecer mais de perto a Lei de Incentivo à Cultura e o Fundo Municipal de Cultura de Sete Lagoas. Há cerca de dois meses, chegando à conclusão que para avançarmos deveríamos extrapolar e compartilhar as tais conversas, até então informais, para outras pessoas que, melhor do que nós, compreendessem o assunto, surgiu a idéia de buscarmos apoio do vereador Dalton Andrade para, juntos, promovermos um debate que abordasse o tema.
 Assim, através da parceria entre o Coletivo Colcheia, realizando o primeiro Observatório Fora do Eixo em Sete Lagoas, e o Projeto Viva Voz, produzido pelo gabinete do vereador Dalton, promoveu-se o debate “Novas formas e meios de fazer cultura”, que na última segunda-feira reuniu cerca de 60 pessoas no Museu do Ferroviário.
Para compor a mesa de discussão foram convidados: Fredy Antoniazzi, Secretário de Comunicação e Cultura, Talles Lopes, um dos fundadores do Circuito Fora do Eixo e coordenador de planejamento do Espaço Goma e Alan Keller, Secretário Adjunto de Cultura.
Questões jurídicas da lei, como a necessidade de reformulações para que ela possa ser realmente (e finalmente!) regulamentada, foram abordadas (para outros detalhes do que foi abordado leia  aqui e aqui) e, em termos práticos, ficou claro que se Conselho Municipal de Cultura, artistas e produtores culturais interessados, ou seja NÓS!, realmente quisermos que a Lei Municipal de Incentivo à Cultura e o Fundo Municipal de Cultura saiam do papel e virem realidade para a cultura setelagoana, teremos que nos engajar numa articulação para elaborar uma nova proposta de lei para ser colocada em discussão com a Secretaria Municipal de Cultura e, então, ser encaminhada pelo prefeito para votação na Câmara dos Vereadores. Caso contrário, tudo continuará parado no tempo e daqui alguns anos estaremos novamente fazendo um debate para trazer, mais uma vez, o assunto à tona.
Parece muito? Soa difícil? Não para as cerca de 40 pessoas que permaneceram no Museu até as 23h de uma segunda-feira. E isso foi uma das coisas que nos chamou a atenção – entre antigos rancores, divergências políticas e sapos historicamente engolidos, há uma série de pontos de convergência e há muita gente a fim de desacomodar e fazer o que estiver ao alcance da classe artística para que a cultura siga por novos rumos. 
E é a imprescindibilidade de uma maior articulação e mobilização da nossa classe, - artistas, produtores e interessados em geral  - que gostaríamos ressaltar neste post. Só reclamar, apontar erros e cobrar é mais fácil que fazer. Fato. Mas também dá menos resultado. Se soubermos aproveitar o momento para (re)construirmos uma união entre nós e conseguirmos pensar e agir juntos, nossas chances de alcançarmos o objetivo de termos nos próximos anos editais claros, transparentes e democráticos que promovam a sustentabilidade dos grupos e artistas locais aumenta. 
Fazer cultura - é isso que todos nós queremos. Fato. E com o Circuito Fora do Eixo temos aprendido e vivido que a saída é o “Do it together”, o “Façamos juntos!”, O trabalho tem que ser colaborativo e não competitivo,  coletivo e não individual.
Para darmos início então a esta mobilização, foi criado um fórum online onde os presentes no debate e os demais interessados em contribuir neste momento de articulação e reformulação da lei poderão participar. Esse será um espaço público e, se bem utilizado, teremos nas mãos uma grande ferramenta para nos aproximarmos, nos conhecermos e, assim, fortalecermos as articulações em torno dos próximos passos a serem dados rumo a consolidação de uma política cultural para nossa cidade.
Está disposto a desacomodar e partir pra guerrilha conosco? Guerrilha? É... guerrilha sim, porque para conseguirmos chegar onde queremos não será simples, não será rápido,  alguns vão tentar atrapalhar e teremos que insistir no estudo e na reformulação da lei. Mas ok... desafio é isso... somos muitos, somos competentes, temos diversas pessoas cheias de experiência para compartilhar e, pelo menos nós do Colcheia, estamos otimistas e estimulados! Foi convencido que precisamos de todos e sentiu vontade de se juntar a nós? Mande um email para colcheia@setelagoas.com.br e solicite a sua inclusão no grupo.

Um comentário:

  1. Nossa galera! Que post lindo! Fiquei feliz demais de ver isso! Quero muito que aqui em Uberaba sigamos o mesmo exemplo em 2011.. vou começar a articular com o Megalozebu pra organizar um debate por aqui..
    Bjoka,
    Ana - Megalozebu

    ResponderExcluir