quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Festival La Onda




    Evento coloca Vespasiano na rota dos grandes festivais mineiros com atrações de rock, hip hop,
samba, metal e música eletrônica.

“A onda anda aonde anda a onda?” Quando o poeta Manuel Bandeira escreveu estas palavras neste movimento de “vai e vem”, mal sabia que a resposta se encaixaria perfeitamente em Vespasiano, longe do mar. E são nas ondas sonoras que surge o Festival musical La Onda, organizado pelo Coletivo Vatos, ligado ao Fora do Eixo Minas. O evento realizado nos dias 20, 21 de Dezembro, no Clube do Funil (Praça JK), 18h, tem o intuito de colocar de vez Vespasiano na rota cultural da região metropolitana e fomentar a interatividade entre artistas locais e de outras partes de Minas Gerais.
Serão 2 dias de festival, com 11 bandas importantes do cenário mineiro e brasileiro e uma dupla eletrônica vinda da Espanha. É importante frisar que o “La Onda”, além do entretenimento, tem o objetivo de integrar o público e artistas de Vespasiano sobre as possibilidades oferecidas pelo Circuito Fora do Eixo através do encontro de artistas e agentes culturais nos dias do evento. Outro ponto interessante é o conceito social e ambiental do “La Onda”. A entrada acontece com doações de 1kg de alimento não perecível ou doação de brinquedos. Além disso, o evento firmou parceria com as empresas Assis Metais e Coorpervesp responsáveis pelo recolhimento e reciclagem de todo lixo produzido no festival.
O nome “La Onda” é em homenagem ao movimento “La Onda Mexicana”, 1970, que indicava uma nova efervescência na esfera artística dentro do país. A interatividade musical entre mexicanos e estrangeiros influenciada pelos movimentos políticos resultou no Woodstock Mexicano ,“Avándaro”, e revolucionou a cultura dentro do México. O Coletivo Vatos acredita que é o momento de transformar o panorama da arte local e apresentar novas opções para o público tão carente de iniciativas culturais na cidade.
É importante lembrar que o “La Onda” faz parte do 1º Circuito Mineiro de Festivais Independentes (CMFI), organizado pelo Fora do Eixo Minas. De março a dezembro de 2010 foram ou serão realizados 15 festivais em diversas partes do estado de Minas Gerais, sempre organizados pelos coletivos culturais de cada cidade mineira. O evento conta com o apoio da prefeitura de Vespasiano,(Secretária de Cultura, Lazer e Esportes) e de parceiros importantes como Social Brasil, Circuito Fora do Eixo, Toque no Brasil, entre outros.
O Coletivo Vatos é um dos responsáveis por disseminar a cultura e arte na cidade de Vespasiano. Formado há 3 anos por agentes culturais e profissionais das diversas áreas da comunicação, o coletivo faz parte do Circuito Fora do Eixo, rede social que tem como meta buscar soluções para o mercado cultural através da economia solidária, troca de tecnologias, produtos e circulação de artistas. Dentro das ações do Vatos em Vespasiano está o Grito Rock (Maior Festival Itinerante da América Latina), as Noites Fora do Eixo e o Festival “Arena Livre” que reuniu grandes nomes da música autoral como Cinco Rios, Julgamento, Ricardo Koctus, Carolina Diz, entre outros.

 

Serviço:

O que: LA ONDA
Local: Funil Clube - Praça JK - Centro - Vespasiano MG
Quando: 20 (Segunda) e 21 (terça) de dezembro a partir das 18 horas
Entrada: Doação voluntária de 1kg de alimento ou Roupa ou Brinquedo. Revertida para a COOPERVES

Programação:
Artistas: 20 de Dezembro
KONKEN (VESPASIANO)
A banda KONKEM surgiu do encontro de músicos com estilos e características próprias com o propósito de compor canções verdadeiras e sinceras através das diversidades musicais. A banda apresenta um estilo próprio criado pelas diversas influências contidas em cada integrante, criando assim um misto de rock swingado, funk e hip-hop. A banda também foi destaque do programa Rockambole, na Rádio 98 FM de Belo Horizonte. Além disso, a banda teve o privilégio de estar entre as 24 atrações do estado de Minas Gerais na categoria pop rock do 1º Guia dos Músicos de 2008 . Com o álbum 10 Adeias, konkem é destaque no portal oinovosom da rádio OiFM. 

ELEPHAS (LAVRAS-MG)
Desde 2003 na estrada, Elephas vem seguindo seu caminho dentro do cenário alternativo do Rock Mineiro; sendo uma banda do interior, a correria é bem maior, mesmo assim, os caras continuam na batalha e levam seu Rock Positivo pra todos os lugares possíveis. O som da banda faz uma boa mistura do rock contemporâneo com o clássico, boas letras, muita energia e boa dinâmica no palco.  Depois da boa aceitação de seu CD demo “O quanto antes...” a banda lançou seu novo EP com 6 canções, gravado durante a segunda metade de 2007, intitulado “Depois do Silêncio”.

NU THEORY (VESPASIANO)
Nu Theory é uma banda de metal que tem como centro de seus arranjos e letras, colocar em evidência questões sociais e políticas. Um som pesado que recorda as raízes do metal com batidas que mencionam o estilo brasileiro. Em 2009, lançou sua primeira DEMO oficial intitulada “Virus” que teve uma boa repercussão entre a população metal de Belo Horizonte que pode ser confirmado nos shows de lançamento na região. Hoje, a banda tem como objetivo expandir seu trabalho não só para todo o Brasil, mas também para onde seu som consiga chegar na busca de representar o país internacionalmente.

GANGA BRUTA (SETE LAGOAS)
Ganga Bruta nasceu em julho de 2007. O objetivo é mostrar o rock na sua essência, enraizado no blues, mas sem deixar de lado a energia característica do estilo. No primeiro CD da banda, entitulado Eletrolíticos, antigo nome da Ganga Bruta, as composições trazem crítica social de forma despojada e até influências de Guimarães Rosa misturado com Led Zeppelin, como na canção Sertão. Em 2010, a Ganga Bruta chega ao seu segundo disco ainda apontando para as mazelas da sociedade de forma sarcástica. O disco traz também uma homenagem feita aos Irmãos Piriás, lenda da região (Sete Lagoas), que injustamente foram perseguidos pela polícia, mas antes de serem mortos, humilharam um batalhão inteiro.

BABI JAQUES E OS SICILIANOS (RECIFE - PE)
Bem ao estilo Don Corleone, "Babi Jaques e Os Sicilianos" mostram uma sonoridade com influências do blues e do rock. Formada há apenas um ano, a irmã caçula da “Máfia Siciliana”, Babi Jaques, é a vocalista acompanhada por um power trio talentoso (Guitarra, baixo, e bateria). Com um pé no Indy Rock e referências do Rock 80, a banda não se perde nos modismos e referências explícitas tanto é que flerta muito bem com grooves e outros improvisos

21 de Dezembro
OMERA (VESPASIANO)
Músicas que possam não só ser meramente ouvidas, muito mais do que isso! Que tenham como principal foco, acrescentar novos pontos de vista sobre os assuntos que nos norteiam no dia-a-dia. Isto é o Oméra! Atitude, Música e Rock! Formada em maio 2008, a banda com Léo (voz/guitarra), Rafa (voz/guitarra), Niel (voz/baixo), Paulista (Sampler/Programações) e Lele (bateria).Atualmente a banda apresenta em seus shows músicas de sua primeira demo auto intitulada 'Oméra'.

FESTEINKOIS (BELO HORIZONTE)
Formado em 2008, FESTENKOIS é o resultado do encontro de quatro músicos da cena underground de Belo Horizonte e que estão ativos desde meados dos anos 90.Com formação clássica, letras em inglês e arranjos variados, apresenta uma nova abordagem para o rock pesado, inspirado por várias influências que vão do rock experimental até o punk rock. Tem como proposta temas poéticos com conotações político-sociais e sair de qualquer obviedade com composições de livre arquitetura.

NSISTA (BARCELONA - ESP)
Nascidas no Brasil, a dupla de irmãs Nsista moram na Espanha desde 2000 e mostram um som que mistura elementos eletrônicos e orgânicos, com intervenções percussivas misturadas a samplers programados, tudo isso, feito ao vivo. No Nsista, Marise Cardoso, a Djiiva, faz as os sons eletrônicos e Amarilis V é a vocalista e instrumentista. O som da dupla apresenta muitas referências da música brasileira e desde 2004 circula em vários países do velho continente. Festivais e salas na França, Alemanha, Portugal já receberam o som inusitado da dupla eletrônica que divulga pela primeira vez sua sonoridade em solo tupiniquim!  
4INSTRUMENTAL (SABARÁ)
O 4instrumental nasceu em 2008 na histórica cidade de Sabará (MG) e se tornou rapidamente o maior nome da música local. Com influências que vão da música brasileira ao rock inglês contemporâneo, a banda tem se destacado pelo som expressivo e pela habilidade técnica de seus integrantes. Apesar do curto tempo de carreira, o 4instrumental já fez shows junto de artistas como Uakti, o ícone heavy metal Sepultura e a elogiada banda instrumental cuiabana Macaco Bong, entre outros. Em 2009 o grupo foi apontado pelo coletivo cultural Pegada (BH) como dono do melhor show em Minas Gerais e mesmo sendo de Sabará foi a sexta banda mais citada pelo público em eleição do site Mixsórdia, que apontou as melhores da capital mineira no ano.

SAMBA DE LUIZ (BELO HORIZONTE) 
O Samba de Luíz é um trio que tem uma proposta bem particular dentro do cenário do Samba que é, segundo a própria banda, "fundir o samba com a raiz nordestina, fazendo misturas inteligentes e ousadas de xaxados, baiões, rojões e sambas nordestinos, além de fazer releituras de sambas já consagrados."O tal do Luiz que está no nome da banda é nada mais nada menos que Luiz Gonzaga, uma referência à escola musical de origem dos três integrantes da banda.

ZIMUN (BELO HORIZONTE)
Zimun é um encontro entre talentos de várias vertentes. O Hip Hop, a tecnologia e a música acústica compõe uma ambiência onde fluem poesias sonoras e verbais que capturam a atenção pela forma em que convergem entre si harmonicamente. A expectativa é de sensibilizar a escuta para outras nuances do RAP que se distanciam das produções contemporâneas mais populares. O primeiro EP do grupo se chamará “Alcançando o céu com os pés no chão” e será lançado ainda em 2010, pelo selo Serrassônica

Nenhum comentário:

Postar um comentário