terça-feira, 28 de setembro de 2010

PRÓXIMO CINEBAR - dia 06/10 The Commitments


Passado o Festival Gramophone, o Festival Transborda e o Congresso Regional do Circuito Fora do Eixo... eis que estamos de volta com mais uma edição do CinEbar. 

O filme escolhido para exibição neste mês foi "The Commitments". A inspiração para escolha do filme veio por 1) entendermos que sua história diz um pouco do momento que nós, como coletivo, também estamos vivendo: por afinidade (e não por experiência na área!) nos unimos há alguns meses para, juntos, irmos atrás daquilo que todos nós valorizamos: a música, a arte, a troca, a colaboração... e por aí vai! e 2) "The Commitements" tem uma trilha sonora incrível... e nada melhor do que um "filme musical" para ser motivo para nos encontrarmos novamente após o Festival Gramophone, certo? =)

Leiam o texto do Rodrigo Carreiro do blog CineReporter sobre o filme e vejam que história interessante!!!


Irlandeses são os negros da Europa. Moradores de Dublin, os negros da Irlanda. Habitantes dos subúrbios do norte da capital irlandesa, os negros de Dublin. É partindo desta teoria – de que são as moscas no cocô do cavalo do bandido em bangue-bangue italiano – que um grupo de jovens humildes e trabalhadores da cidade resolve formar uma banda e conquistar o mundo. A jornada deles, cheia de contratempos e boa música, está documentada em “The Commitments – Loucos pela Fama” (Irlanda, 1991). 

O filme de Alan Parker não é apenas um musical espetacular, cheio de humor e energia, mas exibe ainda uma simbiose única e muito curiosa entre ficção e realidade, porque o enredo do longa-metragem acabou atravessando a fronteira e se refletindo nas vidas reais dos atores.  

Para levar às telas com credibilidade a história do grupo de trabalhadores que lutava para transformar o sonho do sucesso em fato real, ele decidiu que precisava trabalhar com amadores, que fossem mais músicos e menos atores. Um elenco profissional, raciocinou, não seria capaz de dar o molho de autenticidade necessário para a história funcionar. O que fez Parker? Foi à periferia de Dublin e fez testes com aproximadamente 1,5 mil rapazes e moças pobres que enfrentavam, sem muitas perspectivas, as altas taxas de desemprego daquela região. O resultado é um longa-metragem delicioso, brilhante, que captura com exatidão a atmosfera de excitação juvenil e rivalidade, de esperança e inveja, de amizade e disputa, que existe num grupo de adolescentes trabalhadores tentando fazer carreira musical. Melhor ainda: Parker escolheu o estilo musical perfeito. Soul é música “sem frescura”, uma mistura de suor e sexo e hormônios. Não é música de virtuosos. É puro coração.


Ah, a tal simbiose entre ficção e realidade aconteceu porque os integrantes da banda fictícia realmente conseguiram desenvolver uma química música verdadeira. As filmagens terminaram, mas os ensaios não. O sucesso mundial do filme, com a trilha sonora vendendo quinze milhões de exemplares e praticamente forçando um lançamento de um Volume 2 no mesmo ano, deu a certeza de que eles precisavam – e a banda ultrapassou o limite entre real e imaginário, migrando de dentro para fora das telas. The Commitments, o grupo, fez turnês internacionais (inclusive vindo ao Brasil), lançou discos e permitiu aos integrantes desfrutarem um pouco de um sucesso que jamais aconteceu na dimensão ficcional. Legal, né?

- The Commitments – Loucos pela Fama (Irlanda, 1991)
Direção: Alan Parker
Elenco: Robert Atkins, Johnny Murphy, Andrew Strong, Angeline Ball
Duração: 118 minutos


Foi convencido de que será bacana?

Então a partir de amanhã, quarta-feira, dia 29/09, você já pode retirar seu ingresso no Sebo 7 Páginas.

Nos vemos dia 06/10!!

Abraço nosso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário