domingo, 12 de setembro de 2010

3º Congresso Nacional FORA DO EIXO


O encontro acontecerá do dia 10 a 17 de outubro em Uberlândia (MG). A ocasião contará com a participação de consultores convidados e agentes culturais de todo o país.

Estão abertas até o dia 25 de setembro as inscrições para o III Congresso Fora do Eixo, que será realizado de 11 a 16 de outubro, em Uberlândia(MG), reunindo no interior de Minas Gerais diversos agentes culturais representantes de pontos fora do eixo situados nos mais variados estados brasileiros. O Congresso acontecerá durante o Festival Jambolada, filiado à Abrafin - Associação Brasileira dos Festivais Independentes.

O III Congresso Fora do Eixo foi um dos projetos contemplados pela seleção pública de debates presenciais do Programa Cultura e Pensamento, realizado pela FAPEX e Ministério da Cultura, com patrocínio da PETROBRAS. Durante sete dias, o evento irá promover debates sobre temas ligados ao universo da cultura brasileira, entre eles, economia criativa, artista e mercado musical, tecnologia social, empreendedorismo e economia solidária.

Essa é a terceira vez que o Congresso Fora do Eixo é realizado. Em 2008, a cidade-sede foi Cuiabá, que recebeu durante o Festival Calango, quase cem agentes culturais integrados à rede Fora do Eixo. A segunda edição foi em Rio Branco, capital do Acre, e foi fundamental para a atualização geral do CFE, resultando na Carta de Princípios, além do planejamento sistêmico do organograma e de seus núcleos.

De lá pra cá, a rede se fortaleceu com a formalização de pontos FE em cada cidade, que aos moldes do Programa Cultura Viva – do Ministério da Cultura, insere a localidade na rota dos programas promovidos pela rede. Hoje são cinquenta coletivos integrados oficialmente à movimentação, um número que promete crescer ainda mais no congresso com a apresentação de filiações por parte de novos coletivos interessados.

Além de obviamente fomentar as discussões sobre políticas públicas e estimular as trocas de tecnologias entre todos os envolvidos, o Congresso visa também traçar planos e estratégias acerca de ações do Circuito, como o Festival Fora do Eixo, o Fora do Eixo Card, o Festival Grito Rock Integrado, a rede social Fora do Eixo, entre outros. Ao final do congresso, além da conferência, cada núcleo de trabalho apresentará o programa cultural desenvolvimento para o ano de 2011.

Metodologia - Para atender as metas estabelecidas para o segundo CFE, a programação contará com a realização de Mesas Redondas, Grupos de Trabalhos (GT`s) e Painéis que dinamizarão as atividades até último de encontro.

Pelas manhãs, as atividades terão início às nove, quando será promovida a Mesa Redonda, com a participação de profissionais e gestores – todos ligados aos temas já citados – convidados para a ocasião. A proposta tem como meta abordar temas relacionados ao processo de construção da rede, promovendo a transversalidade entre a cultura e outras áreas sociais que encontram nas organizações coletivas seu foco de atuação.

Entre os mediadores e participantes convidados estão Daniel Tygel, Lala Deheinzelin, Fabrício Nobre, Edson Natale, Ronaldo Lemos, Rodrigo Savazoni, Israel do Vale, Cláudio Prado, Alex Antunes, Ioshiaqui Shimbo, além do papa da Economia solidária no Brasil, Paul Singer.

A programação prevê também a realização de Grupos de Discussões (GD), cujas metas focam o trabalho dessas demandas internas, mas com discussões conceituais e deliberações que norteiam o desenvolvimento do mesmo. E também Grupos de Trabalhos, que visam trabalhar as demandas internas do Circuito, considerando a apresentação de projetos concluídos e proposições para o planejamento do ano. Eles serão divididos em cinco eixos temáticos: Centro Multimídia Fora do Eixo, Fora do Eixo Card, Festival Fora do Eixo, Fora do Eixo Discos e Agência Fora do Eixo.

Inscrições - As inscrições estão abertas para integrantes do Fora do Eixo, convidados, imprensa e observadores. Clique Aqui e acesse o formulário de inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário