segunda-feira, 21 de março de 2011

O que é o Fora do Eixo?

Para você que sempre nos vê aqui falando desse tal de Fora do Eixo e nunca entendeu realmente sobre o que falávamos resolvemos fazer um post específico para você:

Pautado nos princípios da economia solidária e no trabalho colaborativo, produtores culturais de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR) uniram-se, em 2005, com o intuito de circular bandas independentes. Essa iniciativa foi batizada de Circuito Fora do Eixo.
Nesses cinco anos, o circuito ganhou força e hoje é formado por representações nos 26 estados brasileiros, no Distrito Federal e em três Países da América Central e um País da América do Sul, além do Brasil, somando 106 localidades, entre Pontos de Articulação Fora do Eixo, Pontos Parceiros, Pontos de Linguagem e Pontos Regionais.

Se inicialmente as relações de mercado eram mais favoráveis às iniciativas do setor da música, hoje o circuito realiza ações integradas a todos os coletivos e linguagens, fortalecendo o conceito da multilinguagem. O Circuito Fora do Eixo é uma rede de coletivos que atua como multiplicador da cultura, e não apenas no fomento, mas também no estímulo à formação de seus agentes culturais.

Os trabalhos são organizados em frentes temáticas, como Economia Solidária, Centro Multimídia, Tecnologias Livres, Artes Visuais, Música, Clube de Cinema, Palco, Partido da Cultura, Universidade FDE, Fora do Eixo Letras. Cada uma das frentes é formadas por agentes produtores dos mais diversos pontos Fora do Eixo de todo o Brasil, que são responsáveis pela concepção dos projetos desenvolvidos pela rede, bem como pela sua aplicação nas cidades.

Ficou curioso e quer saber mais?
Fizemos um complilado de links sobre o Cicuito para você navegar e pesquisar:
Rede social do Fora do Eixo
Wiki Fora do Eixo
Artigo no Overmundo a respeito da rede
Casa Fora do Eixo em São Paulo (escritório nacional)
Organograma do Circuito
Blog do FDE Card (frente temática responsável pela sistematização dos trabalhos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário