sábado, 5 de março de 2011

Artes Integradas no Grito Rock: Monumento ao Rock

O Artista plástico Felipe Godoy, já mencionado neste blog, entrou em contato com o Colcheia propondo uma intervenção artística pra a edição do Grito Rock em Sete Lagoas, tornando-o um festival de Artes Integradas.

O propósito é construir com matéria prima encontrada, pedida, buscada, doada, que com toda sua propriedade dobrável, acumulável, moldável pelas mãos humanas, transformando o acúmulo em monumento, uma mão humana, onde os dedos indicador e mindinho estão levantados para cima, monumento ao rock, o símbolo do rock.
Qualquer roqueiro que se preze já fez o tal símbolo com as mãos.





O monumento discutirá a problematização das informções passadas de geração a geração, onde a repetição de gestos em sua maioria perdem o primeiro significado, passando de geração pra geração resignificando-se, uma das suposiçoes é de que a mão chifrada era usada pelos vikings em louvor ao deus pagão Odin, onde os dedos indicador e mindinho levantados imitavam os capacetes usados pelos deuses nórdicos. Este símbolo depois foi popularizado por Ronnie James Dio, que segundo o cantor, havia tirado de um antigo costume de sua vó italiana que usava este sinal de mão para afastar energias ruins.

Portanto junte papelão, pente de ovos, caderno usado, papel velho, barbante e muita disposição para ajudar a montar esse monumento ao rock. A concentração será às 14 horas, na praça Tiradentes, local de realização do Grito Rock no dia seguinte. A construção se estenderá tarde a dentro e todos serão bem vindos. A obra será feita à muitas mãos, participe!

2 comentários: