quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Retrospectiva 2010

Não podemos dizer que foi um ano de sucesso porque não completamos nem um ano ainda, mas com certeza os 9 meses que vivemos valem por mais de ano e foram de grande repercussão em nossas vidas, esperamos que tenha começado a movimentar também a cidade.
Com o lançamento em abril já começamos com o pé e o corpo todo dentro porque tivemos nada mais nada menos que Macaco Bong para nosso batizado. Só aí já conseguimos atrair cerca de 500 pessoas com diversas atrações como 3 bandas, um grupo de congado uma apresentação de dança.


Daí pra frente começamos realmente a perceber o que era um coletivo e qual era a sensação de trabalhar coletivamente, sempre com várias cabeças ajudando (ou atrapalhando, por que não?!). Pegamos gosto pela coisa e não paramos mais. Gente entrou, gente saiu, o coletivo só se fortaleceu cada vez mais, unindo pessoas com pensamentos afins, passando pela famosa “peneira” da vida.
Todo mês promovemos uma noite de muita música, com duas bandas se apresentando sendo uma de fora e uma setelagoana, sempre com som autoral. Começamos com noite independente mas depois de obtermos a chancela do Fora do Eixo renomeamos o evento que passou a ser Noite Fora do Eixo e fechamos o balanço com 8 noites e 16 bandas.



E por falar em chancela, a obtemos no III Congresso Fora do Eixo, um capítulo a parte, experiência única para os integrantes que puderam deslocar uma semana até Uberlândia em total clima de imersão, dia e noite pensando e respirando Fora do Eixo. 300 pessoas com os mesmos objetivos em uma universidade livre, sem barreiras didádicas, aprendendo mais sobre esse circuito que há quatro anos passa por um processo de crescimento exponencial. Lá tivemos uma
base teórica do movimento e mais vontade ainda de se infiltrar para contribuir mais e mais.


Para os amantes da oitava arte tivemos também alguns eventos. No lançamento foram exibidos alguns curtas, promovemos 4 Cinebar e um evento chamado Curta Brasil, em comemoração ao dia do cinema nacional. Para 2011 os cinéfilos podem esperar que vem mais novidade por aí.


Não podemos deixar de falar do nosso primeiro e prodígio festival, o Gramophone que foi concebido em setembro. Trouxemos 12 bandas para se apresentar em 3 dias e ocupar 3 lugares da cidade, sendo que dessas 6 são da cidade e entre as outras tivemos 4 Instrumental, Graveola e o Lixo Polifônico e Pequena Morte, grandes nomes da música mineira. Obtivemos uma ótima receptividade do público, atraindo cerca de 1000 pessoas nos 3 dias de festival.


Outro ponto alto do nosso trabalho em 2010 foi o Observatório Fora do Eixo juntamente com o Programa Viva Voz – Novas Formas de Fazer Cultura, em que foi debatida a Lei de Incentivo à Cultura de Sete Lagoas com Talles Lopes, Fred Antoniazzi, secretário de cultura de Sete Lagoas, além de grande parte da classe artística atuante da cidade, além de militantes da cultura. Com debates maduros e esclarecidos sobre o cenário atual e os rumos da cultura da cidade foi criado um grupo de discussão on-line que com certeza gerará frutos e unirá mais os artistas.



É com muita satisfação que fechamos o ano com um balanço super positivo e esperamos que 2011 seja muito proveitoso para a cultura de Sete Lagoas, estamos fazendo a nossa parte e esperamos contaminar mais e mais pessoas!

TEXTO: Raissa Galvão
FOTOS: Marcelo Alves Miranda (exceto as do Congresso e da festa de lançamento do do Coletivo)
CARTAZES: Ana Paula Lanza

Nenhum comentário:

Postar um comentário