sábado, 30 de outubro de 2010

Cobertura Audiovisual do Festival Gramophone

O Circuito Mineiro de Festivais Independentes (CMFI) ainda não acabou! Ainda tem festival rolando pelas cidades de Minas Gerais, inclusive nessa sexta o Ganga Bruta, banda ligada ao coletivo tocou em Lavras no lançamento do Festival Manada. Mas, vamos direto ao assunto. 


O Bit, uma ação do núcleo de audiovisual do Fora do Eixo Minas, é um programa de 140 segundos cravados que fazem a cobertura dos festivais do CMFI. Já saíram de vários festivais e a algum tempo saíram os do Gramophone, por descuido não postamos aqui, mas agora você pode conferir os 3 bits produzidos que cobrem os 3 dias do festival que marcou Sete Lagoas.


Os Bits estão sendo postados no nagulha, um portal de vídeos que engloba a música independente com visão privilegiada para a estética dessas bandas, com entrevistas e filmagens dos shows.

Acompanhe o Nagulha e assista os Bits do Gramophone:.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Um viva a Diversidade!

Diversidade, essa é a palavra da Noite Fora do Eixo de ontem.
Com um público interessante e diversificado a noite começou a ficar boa. E lá pra meia noite e meia sobe no palco Festenkois, banda de Belo Horizonte ligada ao Coletivo Pegada, e eles não fizeram pouco. Logo na primeira música vi pessoas boquiabertas, as vezes por se impressionarem pelo som da banda, pesado, metalzão mesmo, as vezes pela baixista, sim era uma mulher em uma banda de rock, e não deixou nada pra trás com seu figurinho e atitude bem rock'n'roll, totalmente no estilo da banda. O show foi eletrizante, com o som ocupando todo o Opinião Pub, casa até então não acostumada com esse estilo.






Depois do ritmo marcante do Festenkois chega a vez do Capitão Bludy, banda que está começando seus trabalhos na cidade, com gravação do primeiro Ep já programada para esse ano ainda. Eles vieram para acalmar os ânimos da galera que ainda sobrou depois da quebradeira do Festenkois, tocaram seu pop rock leve e agradável. Conseguiram segurar o público resistente que continuou a prestigiar a música independente até às 2 da manhã de uma quinta-feira, com uma sexta de trabalho batendo a porta.



Foi uma noite ótima, onde pôde-se mostrar claramente como a música é um campo amplo, em que há inúmeras possibilidades de produzir com qualidade, independente do estilo, gosto ou influência. Foi ótimo mostrar para o público de Sete Lagoas como a cidade e o Brasil tem novos artistas prontos para um mercado inovador, onde a qualidade e a coragem de dar as caras e mostrar sua personalidade é o que vale.
Então, um viva para a diversidade, tanto musical como de público que o Colcheia consegue reunir em uma só noite.

Raíssa Galvão

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Chamada para a Noite Fora do Eixo

É isso aí, fizemos um videozinho para incentivar vocês a comparecerem nessa edição da Noite Fora do Eixo.
É amanhã, no Opinião Pub com as bandas Capitão Bludy e Festenkois (ver post abaixo) a partir das 22 horas.
Mulheres off
Homens R$ 5,00

Assista ao vídeo e prestigie a música independente comparecendo ao evento.

domingo, 24 de outubro de 2010

Noite Fora do Eixo/ Outubro- Sete Lagoas MG


O Colcheia apresenta nesta quinta-feira mais uma Noite Fora do Eixo, com as bandas Festenkois (BH) e Capitão Bludy (7 Lagoas). Música independente para quem gosta de novidade. Veja abaixo um pouco sobre elas:

Capitão Bludy
A idéia começou com Lucas, que sentia a necessidade de uma experiência com uma
banda que representasse algo novo e diferente.
Em meados de agosto de 2008, Lucas reuniu Luiz (antigo guitarrista) que convidou seu amigo do curso de engenharia: Carlos, que por sua vez chamou Filipe, um baterista que conhecia de longa data. Estava formada a banda Feedback, que em pouco tempo de existência se apresentou em pequenos shows locais com um repertório composto basicamente por pop rock nacional. Com o passar do tempo surgiu a atual formação: Lucas (guitarra e vocal), Filipe (bateria e back vocal), Carlos (baixo) e por último Josimar (teclado), que foi o último recrutado. Com uma nova formação e mostrando ser a banda que Lucas havia idealizado anos atrás, surgiu uma nova cara, um novo som e claro, um novo nome: Capitão Bludy (um personagem inspirado em fatos antigos e nos próprios integrantes da banda) que tem como diferencial, as músicas de autoria da banda, com influência principal da nostálgica música Pop, do clássico Rock in Roll e do insubstituível Blues. Com vocês... Capitão Bludy!

Festenkois - www.myspace.com/festenkois
Formado em 2008, FESTENKOIS é o resultado do encontro de quatro músicos da cena underground de Belo Horizonte e que estão ativos desde meados dos anos 90. Com formação clássica, letras em inglês e arranjos variados, apresenta uma nova abordagem para o rock pesado, inspirado por várias influências. Tem como proposta temas poéticos com conotações político-sociais e sair de qualquer obviedade com composições de livre arquitetura.

Então está marcado. Noite Fora do Eixo, no Opinião Pub, a partir das 22h.

Não perca!!!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Impressões de Raíssa Sobre o III Congresso Fora do Eixo



Depois de voltar e ter um tempinho pra colocar as ideias em dia venho aqui contar um pouco do que eu vivi nessa semana de congresso FDE, afinal de contas foi a semana mais intensa da minha vida. Informações e vivências nunca experimentadas antes.
 
Lá pude conviver com pessoas que tem os mesmos interesses e estão alinhadas ideologicamente comigo, posso falar que me encontrei! Percebi que querer um mundo mais politizado e com a cultura acessível não é utopia e que tem muita gente que está brigando por isso.
Durante o congresso foram debatidos vários temas como a economia solidária, a comunicação e a política brasileira. Dentro desses debates fiquei mais inteirada e participei dos grupos de discussão e de trabalho da área de comunicação, já que agora assumo maiores responsabilidades dentro do coletivo nessa área. Discutimos muito as estratégias do circuito e as plataformas usadas. O FDE usa o noosfero para hospedar sua rede social, entretanto essa plataforma oferece muitos desafios e empecilhos, por isso foi discutido uma mudança de plataforma e a sugestão foi o Overmundo, entretanto essa possibilidade ainda será estudada pela rede nacional. 
A maior mudança da comunicação do FDE foi a criação de agentes multimídia, ou seja, cada integrante do circuito terá como objetivo produzir conteúdos multimídia, integrando as linguagens de vídeo, texto, foto e áudio a serem postadas na rede social. As postagens priorizarão os assuntos intimistas e as percepções de cada um sobre os assuntos e não mais textos quadrados e institucionais. É nessa linha que venho aqui relatar o congresso, e por isso a partir de agora o blog tomará novas caras, com assuntos mais ligados a cultura da cidade e com visões mais pessoais dos assuntos.

Raíssa Galvão - Comunicação Colcheia

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O Colcheia no Congresso Fora do Eixo




Conforme já foi dito aqui, na próxima semana, em Uberlândia, acontecerá o III Congresso Fora do Eixo que terá a participação de 305 pessoas de 62 cidades do Brasil e 1 da Argentina e o Colcheia vai estar lá representado por Marina, Marcão, Raíssa, Ana Paula e Aldão. Será um encontro importantíssimo para a capacitação, aprendizagem  e renovação do Colcheia, que inclusive irá fazer a solicitação para tornar-se Ponto Fora do Eixo oficial e, assim, crecer dentro do Circuito.

E não é só o congresso, no final de semana os colcheianos ainda poderão desfrutar do Jambolada, maior festival independente de Minas Gerais que contará com uma programação incrível, uma grande oportunidade de fazermos contatos para novos shows em Sete Lagoas.


Durante toda a semana que vem o Colcheia postará aqui um diário de suas atividades no congresso. Acompanhem e fiquem ligados pois há muita coisa boa vindo por aí!


E mais: 

Para acompanhar as impressões pessoais da Marina, acesse: http://foradoeixo.org.br/marinacolcheia/blog
Para acompanhar o que a Raíssa está achando de tudo, acesse: http://foradoeixo.org.br/raissagal/blog-da-raissa

terça-feira, 5 de outubro de 2010

No Ar o site Toque no Brasil



Hoje entrou no ar o site Toque no Brasil,  um projeto do Circuito Fora do Eixo, ABRAFIN e Casas Associadas, que tem  o objetivo de facilitar a vida de artistas e produtores de eventos em todo Brasil e América Latina. O site, que estará em versão beta até o fim de 2010, serve como um portal que por um lado facilita o processo de curadoria de eventos por parte dos produtores, e por outro concentra oportunidades de trabalho para artistas circularem pelo Brasil.
Com a chegada da internet, os custos de produção, distribuição e divulgação caíram drasticamente, enfraquecendo o papel das grandes gravadoras no mercado musical, mas também desvalorizando o CD como forma de sustentabilidade do artista. Dentro desse cenário, as apresentações ao vivo tornam-se essenciais para o artista divulgar seu trabalho e se diferenciar frente ao vasto leque de artistas que se encontram na internet.
Artistas precisam fechar shows para circular e ainda na era digital precisam conhecer o produtor, ligar para se apresentar e mandar material por correio. O Toque no Brasil vem para acabar com essa limitação, digitalizando o agenciamento de shows, conectando o online com o offline de maneira estrutural e dinâmica no mundo da música.
Estão abertas inscrições para 3 festivais – O Festival Calango (Cuiabá, MT), o Goiaba Rock (Inhumas, GO) e Festival Manada (Lavras, MG). Cadastre-se agora, crie seu perfil e inscreva-se para as oportunidades na seção eventos. Durante a versão beta, a equipe TNB estará adicionando os eventos, então caso você queria abrir vagas no TNB entre em contato em eventos@toquenobrasil.com.br
Não perca tempo e entre agora: www.toquenobrasil.com.br

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

1ª MOSTRA CACTO DE CINEMA INFANTIL

Foto Ilustrativa

Criança pode se interessar por cinema? De acordo com a Cacto Filme... basta que o interesse seja despertado! Basta oportunidade! E foi a partir dessa convicção que essa produtora de cinema e video concebeu, em parceria com o Conselho e Secretaria Municipal de Educação, a 1ª MOSTRA CACTO DE CINEMA INFANTIL. 

Educativo e sem fins lucrativos, o evento se inicia nesta segunda-feira (dia 04/10) e segue com ampla programação durante toda a semana. Cerca de 1.600 crianças da rede pública de ensino fundamental terão a oportunidade de frequentar o Auditório da Faculdade Promove e assistir  produções premiadas nos festivais nacionais e internacionais de Cinema que estão fora do eixo comercial, dentre eles filmes de alunos de graduação da UFMG e animações da Casa de Quadrinhos de Belo Horizonte. 

Localizada em Sete Lagoas e atuando no mercado audiovisual desde 2005, a Cacto Filmes trabalha com produções e co-produções em cinema e vídeo, animações, produções para televisão, vídeos institucionais, vídeo clips, comerciais, vinhetas, documentários e fotografias editoriais e publicitárias... e agora lança a Mostra da Cinema Infantil!
Clique aqui para assistir a vinheta e conhecer os apoiadores dessa iniciativa


Então é isso... nesta semana: CinEbar com o filme "The Commitments" para os adultos na quarta à noite no Opinião Pub (vide post abaixo!) e  1ª Mostra Cacto de Cinema para as crianças durante toda a semana no Auditório da Faculdade Promove!! 

Nos vemos nos dois!!


Abraço nosso!!