sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Em fotos e sentimentos

Marcelo Miranda fotografado por seu amigo Marco Túlio Brant


Coisas que eu amo - esse é o tema da primeira exposição fotográfica de Marcelo Alves Miranda, fotógrafo que, além de outros trabalhos, faz parte da equipe do Colcheia. "Fotografo o que gosto, por amor e por prazer" diz ele. E o resultado não podia ser outro: o acervo está repleto de fotografias de momentos especiais, objetos interessantes, paisagens que merecem registro, tudo impregnado de um caráter bem pessoal.

Foto do show da Aline Calixto, em Sete Lagoas, durante a Festa Literata.
O lançamento da exposição será neste domingo, 28, no Restaurante Frigideira - localizado na pracinha do Canaan - e já tem propostas para continuar em outros espaços da cidade. Nesta exposição o público poderá apreciar registros do congado (patrimônio cultural), música (Festival Gramophone), Serra de Santa Helena, pôr do sol, flores e poemas que o levaram a fazer algumas imagens.


Se isso tudo não bastasse, também farão parte do acervo algumas fotografias que contam com a tecnologia da lomografia, técnica que permite a captação de âgulos diferentes e dá uma outra visão ou perspectiva sobre o assunto a ser fotografado.
Segundo Marcelo, as câmeras LOMO são russas, analógicas e com preço acessível. Aqui no Brasil são vendidas apenas numa loja no Rio de Janeiro. Ele, que demonstrou ser fascinado com essa técnica, nos deu algumas dicas e compartilhamos aqui com vocês.

Primeira foto tirada pelo Marcelo com uma câmera LOMO (fisheye 2).
10 regras básicas da lomografia:

1. Leva a tua Lomo onde quer que vás;
2. Fotografa a qualquer hora do dia ou da noite;
3. A Lomografia não interfere na tua vida, é parte dela;
4. Aproxima-te o mais possível do objecto a ser fotografado;
5. Não olhes pelo visor;
6. Não penses;
7. Sê rápido;
8. Não precisas saber com antecedência o que fotografaste;
9. Nem depois;
10. Não te preocupes com quaisquer regras.

O Marcelo faz questão de frisar o quanto as lomografias são um charme. Objetos comuns ganham encanto e detalhes que em outras situações passariam despercebidos se tornam visíveis. Ele acrescenta ainda que as lomografias são também caracterizadas por misteriosas vinhetas, vazamentos, grãos lo-fi, lindos borrões e um mágico equilíbrio entre contraste e saturação... só para dizer algumas.

Para saber mais sobre o movimento dê uma pesquisada no nosso amigo e oráculo google ou compareça à exposição no domingo e bata um papo com o Marcelo.


Está feito o convite! Visite a exposição e depois venha nos contar suas impressões!

6 comentários:

  1. bacana, bacana, quero me fotografar com uma lomo

    ResponderExcluir
  2. Acabamos de montar a exposição, ficou maravilhosa...VALE A PENA CONFERIR!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ah, tem algum site com fotos dele? Não vou poder ir ver lá, mas queria conhecer.

    ResponderExcluir
  4. Tem sim http://www.flickr.com/photos/marceloalvesm/ Mas passa lá depois. A exposição vai continuar no Frigideira pelo menos 15 dias

    ResponderExcluir
  5. aeeee marcelão! pena que perdi essa!
    Mas parabéns manão!
    em breve estarei de volta as minas gerais para comemorarmos sua esposição!

    ResponderExcluir
  6. Ô Aldão, brigadão! Se você aparecer aqui até o final de dezembro, ainda dará tempo de ver a exposição : ) Mas se não conseguir, tem perigo não... Com certeza, vai haver outras =)

    ResponderExcluir