segunda-feira, 26 de abril de 2010

REVITALIZAÇÃO da Orquestra de Câmara Dom Silvério




É difícil precisar, ao certo, quando se formou um abismo entre a música denominada “erudita” e aquela denominada popular. Muitos teóricos tentaram responder, valendo-se de diferenças quanto à técnica, rigor, dentre outras. Apesar das possíveis distinções, valho-me da opinião de que todas mostraram-se frustradas, por não conseguirem traduzir ao certo a diferença. Embora seja difícil precisar a causa deste evento, o efeito é fácil: um fosso, uma separação, que denomina os músicos e admiradores da música clássica de elitistas.
Tendo como base essas reflexões e outras advindas, eu – colcheiano de corpo e alma – me propus ao árduo projeto de revitalização da “Orquestra de Câmara Dom Silvério”, inestimável patrimônio da nossa cidade – desconhecido de muitos. Recebi o apoio e a ambição dos membros do Coletivo, que com muito afinco também entrarão nesta causa.
Por vários motivos a orquestra se encontra numa difícil situação de sustentação – situação esta que poderia se tornar apocalíptica caso os esforços do gentil maestro Richard Wagner inexistissem.
É com muita honra que tenho mantido contato com o maestro João Lucas e, como ex-participante da orquestra como violoncelista – anuncio aqui este projeto. Num posterior momento postarei o andamento deste: com efeito, basta-nos o apoio de todos, tal como o evento foi um sucesso, para que esta causa também assim seja.
Professores de instrumentos, reforma estrutural da sede do coral, aulas didáticas sobre música – tudo isso faz parte do nosso intuito futuro, que anuncio aqui em primeira mão.
Espero que todos apóiem a iniciativa. É importante para mim, para nós do grupo e para a cidade, carente de efetividade, mas que transborda potencialidade.

Com carinho inestimável, Danilo Svágera (Panda).

Um comentário: