sábado, 30 de abril de 2011

Artista da semana: Aeromoças e Tenistas Russas

Eles não são da Rússia, nem são aeromoças, tampouco usam raquetes: são marmanjos fazendo um som muito diferente do que você está acostumado. Amigos de São Carlos começaram tocando alguns covers e algumas músicas suas mas logo viram que o caminho a seguir era o da música autoral e do cenário independente. Alguns integrantes da banda já fazem parte também do coletivo Massa Coletiva e em 2010 eles já circulam pelo Grito Rock em algumas cidades de São Paulo e Minas Gerais.Durante o mês de abril e o ínicio de maio eles estão fazendo uma turnê no Nordeste, tocando em 7 cidades e no site da Música FDE estão postando um diário de bordo, com vídeos e relatos da viagem e dos shows. O som dos caras é bem experimental e só ouvindo para dar a sua própria opinião. Pra isso conheça o perfil deles no Toque no Brasil. Deixamos aqui também o clipe da música Jacques Villeneuve Experience

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Lançamento do cd Festa de Reinado


O lançamento do CD "Festa de Reinado", inédito em Sete Lagoas, ocorreu nesta quarta, 27, no Beco dos Repolhos, um dos lugares mais tradicionais do bairro Santa Luzia. A obra é dedicada à memória de dona Helena (Rainha Conga) e reúne uma série de músicas que fazem parte da manifestação do Rosário. “Essa iniciativa cultural marca os 42 anos de presença da Guarda de Moçambique Nossa Senhora da Conceição no Congado setelagoano”, afirma o vereador e historiador Dalton Andrade, um dos incentivadores da produção do CD.

O evento teve início com a apresentação do grupo que entoou várias músicas de seu repertório. Em seguida, o mestre de cerimônias Adilson Pereira convidou os apoiadores do projeto para compor a primeira fila: o vereador Dalton Andrade (representado por uma assessora), o secretário municipal de cultura Fredy Antoniazzi, Roni Raggi, Edgar Martins do Instituto Regina Pacis, Beth Campos do Arte Brasil, Wanderley Ferreira, José Roberto do Casarão e Paulinho do Boi, representado por sua filha, Clarice.

A palavra foi passada para o Mestre Saúva que falou a todos sobre o processo de elaboração do CD, fez seus agradecimentos e mostrou sua emoção em ver o projeto realizado. Na sequência, foram convidados alguns componentes da guarda para discursar como Seu Manoel, o Capitão Regente Tuché e o presidente da guarda, José Carlos (Pão Véio).


O grupo ofereceu aos seus apoiadores um exemplar do CD além de doar para a Secretaria de Municipal de Cultura um estandarte da guarda para compor o acervo do Museu Histórico.

O evento foi encerrado com uma nova apresentação do grupo e todos foram convidados para um delicioso caldo de costela.

O CD "Festa de Reinado" foi gravado no Instituto Regina Pacis nos meses de agosto e setembro de 2010 com a participação de todo o grupo, composto por 68 membros entre crianças, jovens e adultos. A finalização foi feita pelo Studio Roni Raggi com direção e produção de Carlos Warley Saúva.

O Moçambique Nossa Senhora da Conceição agradece aos seus apoiadores, à comunidade do bairro Santa Luzia e a toda Irmandade do Rosário de Sete Lagoas.

Veja fotos do dia do lançamento

(do site do Vereador Dalton Andrade)

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Concerto de Música na Casa da Cultura


A Casa da Cultura abriga concerto gratuito de música na próxima sexta-feira (29), às 20 horas. No palco, o maestro alemão convidado Knut-Andreas rege os 15 músicos de cordas e sopros da Orquestra de Câmara Opus, de Belo Horizonte.


Criada há cinco anos, a orquestra tem repertório voltado para composições brasileiras, de Villa-Lobos e Camargo Guarnieri a Luiz Gonzaga e Tom Jobim. O evento na cidade tem o apoio do Ministério da Cultura, Prefeitura de Sete Lagoas e iniciativa privada. A Casa da Cultura está localizada na Avenida Getúlio Vargas, 91, Centro.


(via Prefeitura de Sete Lagoas)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Oportunidade: Espetáculo Teatral no Festival Escambo




O Festival Escambo de Experiências Culturais é realizado desde 2007 em Sabará com ações pontuais em Belo Horizonte. A iniciativa é desenvolvida por um coletivo de comunicadores, produtores, gestores e artistas de várias cidades intitulado Coletivo Fórceps. O grupo investe no fomento cultural priorizando o trabalho em rede e iniciativas colaborativas que visam o desenvolvimento local, a democratização da informação e a diversidade cultural a partir do estabelecimento de diálogo entre agentes culturais e de outras áreas da sociedade em diferentes praças.


Em 2011 o festival contará com shows, oficinas, debates, programação na escola, cinebrasa (cineclube do Fórceps) além de espetáculos teatrais e são para esses que está aberto um edital que selecionará um espetáculo teatral que será apresentado no Teatro Municipal de Sabará - melhor acústica da America Latina - e um espetáculo que será apresentado em praça pública, durante o Festival Escambo 2011.


Ação do Engrena no Grito Rock Sabará


Essa é mais uma ação do movimento Engrena, representante do Palco Fora do Eixo, Poéticas Visuais e Fora do Eixo Letras no Coletivo Fórceps, que integra o Circuito Fora do Eixo.


As incrições estão abertas até o dia 05/05/11. O Coletivo oferece hospedagem, alimentação e uma ajuda de custo [valor indefinido] para o grupo selecionado.


Preencha o formulário para participar da seleção

terça-feira, 26 de abril de 2011

Como Foi: Noite Fora do Eixo Abril

Aos poucos as pessoas iam chegando no Opinião para mais uma Noite Fora do Eixo do Colcheia e dessa vez o set list que estava rolando contemplava vários artistas que já passaram em nossas noites e nomes da música independente no Brasil.

A primeira banda a subir no palco foi Zero A! que tocou suas músicas próprias, incentivando a galera de Sete Lagoas a produzir conteúdo autoral também. A banda que já está na ativa há muito tempo surpreendeu alguns que estavam lá para conhecer. O show deles foi extremamente significativo pois mostrou que o coletivo está disposto a dar espaço para todos e que quem quer produzir e não só copiar tem espaço na cidade (e tinha um público bom interessado em conhecer).

O Monograma que voltava na cidade já tinha alguns fãs, dava pra ver aqueles que cantarolavam as músicas da banda que subiu ao palco às 1:30 da manhã. Era o show esperado da noite e os meninos mostraram a que vieram. Com novo baterista, Lucas Mortimer, a banda resolveu refazer seu planejamento e está voltando nas cidades que já tocou, fidelizando o público. E não é que está adiantando? Quem já conhecia foi atrás e quem não conhecia gostou.
A noite terminou com gosto de quero mais, mesmo sendo 2 bandas os shows passaram rápido (ou foi tudo tão bom que nem vimos passar).

Confira mais fotos da noite no flickr do Colcheia

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Campanha: Colabore com o Blog


O blog do Colcheia pretende ser um canal de comunicação entre o coletivo e a cidade de Sete Lagoas. Estamos abrindo o espaço para que ele seja produzido de forma colaborativa, dando espaço para ações que remetam ao cenário cultural da cidade e ao Circuito Fora do Eixo. Qualquer pessoa pode sugerir pautas, escrever posts e produzir conteúdo que será veiculado no blog. Para isso estamos iniciando essa campanha que esclarece a linha editorial do blog e mostra quais são os critérios para um assunto ser pautado pelo blog.

A atualização do blog é diária e os posts são divididos em 5 principais categorias:

  • Cobertura
Todos os eventos do coletivo são registrados tanto em vídeo quanto em texto e fotos. Esses registros são todos escoados para o blog e de lá replicados. A cobertura textual tem um olhar intimista e pessoal do evento, sempre descrevendo a partir da visão de quem escreve o texto, já o vídeo tem caráter de registro, apresentando momentos marcantes do show ou do evento e trechos de entrevistas. A perspectiva é que mais eventos culturais da cidade sejam pautados pelo blog e para isso estamos abertos a colaboração de parceiros, tanto sugerindo eventos para serem pautados pelo coletivo quanto com textos de cobertura de um evento que você foi e quer dar uma opinião a respeito.
  • Cenário Local
Esses posts serão destinados a eventos da cidade, ações interesantes, políticas públicas culturais, enfim tudo que for de interesse para o cenário cultural setelagoano. Estamos abertos para receber indicação de eventos e pautas para essa coluna, movimentos locais, bairristas que sejam um bom exemplo, eventos de pequeno e médio porte, que compreende boas iniciativas e até os grandes eventos produzidos pela prefeitura ou consagrados produtores da cidade
  • Universo Fora do Eixo
O Colcheia não está sozinho nessa empreitada cultural, como nós há dezenas de outros coletivos por todo país que trabalham seguindo os mesmos princípios e a partir de uma plataforma comum, o Circuito Fora do Eixo. Para isso temos um espaço dentro do blog para divulgar ações do circuito, novidades, campanhas e até curiosidades dessa rede.
  • Divulgação
O Colcheia não deixa de ser um produtor de eventos e o blog é um espaço para divulgar os seus eventos, ações e intervenções na cidade.
  • Artista da semana
Toda semana o blog indicará um artista para ser melhor conhecido, traremos tanto bandas e músicos que fazem parte orgânicamente do Circuito Fora do Eixo como ícones da música independente no Brasil. Estamos abertos a indicações, você viu uma banda super legal do Acre que achou legal, tem um trabalho de gestão bacana, um visual diferente? Manda pra gente!
  • Categoria livre
Além das contribuições que encaixam nas categorias acima o blog está aberto para sugestões de outras categorias, formatos, colunas ou o que vier a sua cabeça, o importante é participar e ajudar a comunicar a comunidade o que está acontecendo na cidade e no cenário independente do Brasil.

Faça parte desse projeto, ajude da sua maneira! Quem nunca ouviu falar que Sete Lagoas tem um monte de coisa interessante e que ninguém fica sabendo? Que o maior problema dos eventos culturais na cidade é a divulgação? Estamos tentando mudar isso, vamos mobilizar todo o cenário, divulgar o que acontece na cidade e discutir o que a cena pode fazer. A nossa ideia é ser um coletivo e contar com a colaboração de todos a ideia é COLABORAR!
Para sugerir pautas, propor parcerias, escrever textos e se comunicacar com o Colcheia mande e-mails para: colcheia@setelagoas.com.br

sábado, 23 de abril de 2011

Artista da semana: 4 Instrumental

A banda 4 Instrumental, que já passou por aqui no Festival Gramophone está agora em processo de gravação do novo CD. A banda está alimentando um blog que conta o processo de produção, com vídeos, fotos e relatos pessoais que ilustram a saga dos 4. Assista aos vídeos da pré produção e fique com gostinho de quero mais que daqui a pouco sai o CD pra gente e com certeza vai ter na banquinha do Colcheia.





Siga o Twitter da banda e ouça as músicas do primeiro CD

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Cartilha sobre o Congado de Sete Lagoas

O gabinete do vereador Dalton Andrade lançou uma cartilha que reúne uma série de publicações sobre o Congado de Sete Lagoas. A busca por tradições da cultura local é sempre importante e deve ser valorizada, conheça a cartilha:

quarta-feira, 20 de abril de 2011

É amanhã! Monograma e Zero A! no Opinião

Amanhã, feriadão de semana santa tem Noite Fora do Eixo no Opinião Pub com Monograma e Zero A! Bora cair pra lá?!




Veja o post que fala mais da noite e confirme presença no facebook.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Ocupação Fora do Eixo em São Paulo

Há mais de um 3 meses a gestão nacional do Fora do Eixo mudou-se para São Paulo, em uma CAFE (casa FDE) que abriga mais de 15 pessoas e recebe diariamente um fluxo grande de pessoas de todo país, desde jornalistas a músicos. O espaço é um laboratório de vivências socio-culturais super interessante e inovador. A casa é um espaço multifuncional, é tanto escritório, quanto moradia, espaço para hospedagem solidária e funciona sempre a partir da interação entre os agentes que por lá circulam.
O espaço físico e a estrutura precisa ser melhorada para possibilitar um ambiente de trabalho e de moradia melhor para aqueles que por lá moram e circulam, para isso foi montado um projeto inscrito no Catarse, site que permite que qualquer pessoa apoie os projetos lá previstos com quantias pré-determinadas e que geram uma recompensa proporcional ao valor apoiado.
Há apoios de R$ 10,00 à R$ 5.000,00 ou mais, dessa forma o processo torna-se democrático e viável para qualquer pessoa interessada.
Conheça o projeto e os valores e recompensas para quem quiser apoiar.
Conheça o site da CAFE SP e siga no Twitter.


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Compacto.Rec lança Os Rélpis em Abril


O compacto.Rec neste mês de abril lança o primeiro álbum completo da banda Os Rélpis. A banda que lançou em 2009 o EP “Ó imaginário cá do meio de lá” agora traz através do Compacto.Rec seu novo álbum intitulado “Do fruto, o escracho monumental caramelizado”.


A Banda & O Disco

Com dois anos e meio de carreira e após um 2010 com mais de 50 shows pelo Brasil, entre os quais 16 festivais e uma Tour Fora do Eixo, a banda Os Rélpis está lançando seu primeiro álbum completo através do Compacto.Rec.

Produzido com muito experimentalismo, sua concretização teve inicio com a reforma do estúdio, já na listagem dos equipamentos que seriam utilizados, incluindo guitarras vintage, amplificadores com 40 anos de idade, pedais construídos pelos próprios integrantes da banda, uma bateria pinguim dos anos 60, além de um vídeo cassete estéreo. A partir disso a banda partiu para uma vivência, de “espremer” até sugar de todo o melhor e mais apurado sumo das coisas que se tem em mãos. E como resultado trouxe uma nova estética baseada na diversidade sonora contemporânea e na antropologia do ruído que permitem ao ouvinte flutuar através de ritmos variados, os quais remetem desde a tradição popular ao moderno rock, e se chocam trazendo dissonâncias que podem surpreender a cada música.

Acesse: http://compactorec.foradoeixo.org.br/

domingo, 17 de abril de 2011

Aniversário Colcheia - Data Oficial

Hoje o Colcheia faz um ano efetivamente, desde o seu lançamento oficial na cidade, que contou, com Macaco Bong, maior representante do cenário independente do Brasil.
Durante esse ano o coletivo promoveu vários eventos entre Noites Fora do Eixo, Grito Rock, Festival Gramophone, Cinebar, debates políticos-culturais... enfim, começou a mobilizar, dando oportunidade para artistas locais e trazendo para cidade novidades de fora.
Fizemos um breve histórico do que passamos contado em fotos, momentos importantes e que marcaram a quem esteve presente, principalmente a quem participa ou participou do coletivo.
Assista e veja um pouco de nossa trajetória nesse começo de uma história que parece ser promissora.



Nesse mês o Fora do Eixo também está comemorando 5 anos de existência, relatos pessoais de como se deu o processo, vídeos, fotos estão reunidos na hagtag #5anosFDE e no post comemorativo na rede social do circuito

sábado, 16 de abril de 2011

Artista da semana: Daniel Peixoto lança disco Mastigando Humanos

Provocante, tropical e apaixonado pelo tecnobrega do Pará, o cearense Daniel Peixoto está mais efervecente do que nunca no primeiro CD solo: “Mastigando Humanos”, que terá distribuição pela Fora do Eixo Distro. No dia 12 de abril o trabalho terá lançamento virtual pelo Toque no Brasil e físico, às 21 horas, no Sesc Pompéia, com entrada gratuita.

Representante da música eletrônica nacional há 5 anos, Daniel, apesar de não ter abandonado o eletro-rock dos tempos em que fez parte do duo Montage, está mais próximo do forró e outros estilos em sua nova fase musical. Essas influências ficam nítidas nesse trabalho que marca sua estreia como artista solo.

O Fora do Eixo abraçou a aproximação com as influências populares e a ousadia de Daniel e tomou frente de todas as etapas de lançamento do novo trabalho. Entre elas, a produção fonográfica do CD, o encarte, que foi realizado pelo Design FdE, a campanha de lançamento, planejada e realizada pelo Centro Multimídia e o próprio lançamento pela Fora do Eixo Discos, que abrange mais de 40 pontos nacionais. Além disso, o músico ganhou dois clipes produzidos pelo Clube de Cinema FdE.

Em “Mastigando Humanos” temos excelentes músicas pop e um Daniel Peixoto que se preocupou “mais com cantar do que gritar”, diverte-se o músico. A pesquisa sonora está mais refinada e ganha corpo com um Daniel mais maduro e experiente dentro de seu universo. O processo criativo envolve um aprofundamento na música nortina, que “não é muito diferente da música nordestina” sentencia Daniel.

Não é de hoje que a relação entre Daniel Peixoto e o Fora do Eixo acontece. Ela vem sendo construída desde 2007, quando o cantor passou a circular com o Montage em alguns eventos do circuito, como Festival Calango e Festival Fora do Eixo de São Paulo. Já em 2008, o FdE lançou o clipe virtual da música “Hi Oprah” da banda, que contou com uma ação de exibição simultânea nas casas de shows e teatros de 18 cidades que integram a rede de coletivos. E seguindo a linha das bandas que apostam e absorvem muito bem as ferramentas virtuais, em 2009 o Portal Fora do Eixo lançou o EP virtual do Montage, com o título “Trust My Dealer”.

O lançamento do CD “Mastigando Humanos” é uma ação da Casa Fora do Eixo São Paulo, mas atinge proporções nacionais, já que o Circuito conecta cerca de 70 cidades por todo Brasil, que estarão trabalhando na divulgação e distribuição desse material.


Confira a entrevista com Daniel sobre o lançamento do disco.

Baixe o álbum.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Oportunidade: Turnê Fora do Eixo Minas


O Fora do Eixo Minas vem se organizando cada vez mais enquanto regional e agora lança a primeira vaga pra mini-turnê dentro do estado. A banda escolhida circulará por 5 dias em 5 cidades com o apoio local dos coletivos mineiros.
A intenção da turnê é minimizar os custos para a banda e ao mesmo tempo proporcionar uma circulação satisfatória que permita mostrar o trabalho da banda em várias cidades. A rota é toda pensada de forma estratégica, tanto a dias quanto a distâncias.A rota disponibilizada para o mês de maio já está aberta para inscrições via Toque no Brasil:


- 18/05: Belo Horizonte @ A Obra Bar Dançante
- 19/05: Sete Lagoas @ Opinião Pub
- 20/05: Vespasiano @ Café com Banana
- 21/05: Juiz de Fora @ Café Musik
- 22/05: Poços de Caldas @ New York Pub

Bandas, aproveitem a oportunidade, inscrevam-se! O prazo é até dia 24 desse mês, então não percam tempo.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Placar de inscrições seletivas Gramophone




As inscrições para as seletivas do Festival Gramophone estão abetas no Toque no Brasil (agora de cara nova com versão totalmente customizavel). Já recebemos inscrições de bandas de todo lugar, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Brasilia, São Luís...até banda argentina já se inscreveu. Entretanto o edital aberto é só para bandas de Sete Lagoas e região, abrangendo as cidades Paraopeba, Caetanópolis, Cordisburgo, Araçaí, Cachoeira da Prata, Inhaúma, e Prudente de Morais. Visto que é uma grande oportunidade para as bandas da cidade ganharem visibilidade e participarem de um grande festival espera-se o interesse dessas, maaaas cadê? Até agora temos 93 inscritas sendo que de Sete Lagoas 5 e da região nenhuma. Sabemos que a produção musical autoral na cidade é muito maior que isso. Reforçamos que a seletiva é aberta a qualquer estilo.
O Colcheia está disposto a dar oportunidade as bandas da cidade mas parece que o interesse dessas não está sendo tão grande assim né?
Fica a dica, as inscrições estão abertas até o dia 01 de maio e são 6 vagas.
Para se inscrever é fácil, é só criar um perfil no Toque no Brasil e a inscrever no evento. Quaisquer dúvidas entrem em contato com o Colcheia por colcheia@setelagoas.com.br

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Feriadão começa com Monograma e ZERO A! no Opinião Pub

O feriadão da semana santa já começa com uma super programação imperdível no Opinião Pub.
A banda Monograma se apresentou em terras setelagoanas no Festival Gramophone e agora volta para a cidade na véspera do feriadão. Com dois EPs e muitos quilometros rodados por aí a banda conquista fãs por onde passa já que seu som é agradável e de fácil assimilação. Foi também muito elogiada pela crítica musical e artistas importantes: “O som é absurdamente agradável, as melodias são belas e sutis. Corre-se o risco iminente de você cantarolar Meias Trocadas já no fim da primeira audição” Tomaz Alvarenga (Revista Ragga Drops – O Estado de Minas), “Três ótimos vocalistas revezando ótimas melodias, canções certeiras, boa presença de palco e um repertório de dar inveja a muita gente. É bom ver se cruzar as influências do clube da esquina com o rock inglês.” Foca - Camarones e Orquesta Guitarrística e Festival Do Sol.

A banda setelagoana dessa vez é a ZERO A!, formada desde 2001 Com várias influências musicais, tem como base o rock nacional dos anos 80. Já participaram de alguns festivais na região como Popéu Rock (Pompéu), Enbroper (Paraopeba) e o festival Clara Nunes, sendo classificada pelas duas vezes a final com as duas músicas inscritas. Vai fazer a sua primeira participação dentro de eventos do Colcheia e tocar suas composições próprias.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Políticas públicas para a cultura: uma discussão que continua

Depois do Observatório Fora do Eixo e Projeto Viva Voz: Novas formas de Fazer Cultura a discussão a respeito da Lei de Incentivo Fiscal à Cultura e o Fundo Municipal de Cultura de Sete Lagoas continuou em um grupo de e-mails que selecionou leis para estudo e análise e que vem debatendo a política cultural da cidade. Na semana passada, dia 5, esse grupo se reuniu presencialmente na Câmera dos Vereadores para uma discussão de pontos específicos e o Colcheia estava presente.

Hoje em Sete Lagoas, temos a Lei de Incentivo Fiscal à Cultura, que até hoje não foi aplicada e contamos com o Fundo Municipal de Cultura que é distribuído através de subvenções, para algumas entidades de forma que esses recursos não são discutidos democráticamente.

A discussão permeou sobre a fusão dessas duas leis, e foram apontados os pontos a favor, como o fim da figura do “captador” profissional de recursos financeiros junto às empresas e a destinação de até 5% dos impostos (INSSQN e IPTU) para o Fundo Municipal de Cultura e também a destinação direta dos recursos do Fundo aos artistas, para o financiamento de projetos culturais.

Por outro lado, foram listados os pontos contra, já que Leis que criam fundo não têm incentivo fiscal, além de termos resistência dos empresários em colocar dinheiro nos cofres da prefeitura.

O objetivo é redistribuir democraticamente a verba da Secretaria de Cultura, dando espaço para as entidades existentes e atualizar o texto da Lei de Incentivo Fiscal para que a mesma possa se tornar eficaz.

Outras reuniões para a continuidade das discussões já estão sendo marcadas. Essa discussão é de interesse tanto para a classe artística e produtora da cidade, pois visa a distribuição democrática de recursos, quanto para a sociedade civil que ganhará com o desenvolvimento do cenário cultural na cidade.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Festa entre amigos

Uma festa com amigos no quintal de casa. Foi isso que pareceu para o Colcheia a comemoração de 1 ano. Primeiro, um lugar agradabilíssimo, com uma vista linda primeiro do pôr do sol, depois da lua, em meio à cultura tradicional setelagoana. Segundo que os poucos presentes fizeram toda a diferença, realmente estava ali quem prestigia o coletivo, amigos. Famílias inteiras presentes, o ambiente era tão agradável e aconchegante que várias crianças também apareceram por lá. Algumas mesinhas de bar e música ambiente fizeram o clima de festinha em casa, conversas aqui e ali todos se entendiam de alguma forma.


As meninas da dança chegaram e começaram a se preparar, lindas e gentis conquistaram a todos antes mesmo de se apresentarem. A maquiagem, o aquecimento, o figurino e as conversas de antes do show deixaram todos curiosos e encantados com a movimentação. E foi todo mundo prestigiar, mãe, avó, irmão, amiga...


Chega a hora e todos vão para dentro do salão assistir a esperada apresentação. Encantador, para quem conhece as meninas e sabe a garra de cada uma, melhor ainda. O movimento da chita envolveu a todos que assistiam. A dança foi também uma homenagem ao João Cláudio, bailarino e coreógrafo da Companhia Corpo e Dança que, a pouco tempo, nos deixou. Mas as meninas mostraram que tem potencial para continuar e seguir em frente.


Conversa vai, conversa vem. Ricardo Ulpiano, grande amigo do Colcheia, assume o microfone para completar o clima. Conhecido nos caminhos e shows do Fora do Eixo ele se tornou pessoa muito importante para o coletivo e tê-lo presente na comemoração foi mais um presente. Ele apresentou seu trabalho solo de composições próprias. O show foi a cereja do bolo, músicas super deixaram tudo ainda mais gostoso, o som casou perfeitamente com a ocasião.


Como não podia faltar tivemos bolo e parabéns. Momento ímpar que reuniu grande parte do coletivo mostrando sua força e união. A celebração foi completa quando apagarão a velinha. Tenho certeza que cada um fez um pedido em prol da cultura e do bem coletivo. E que venham mais 1, 2, 3 ... anos por aí porque é disso que a cultura precisa. Parabéns Colcheia!


Confira as fotos feitas por Marcelo Alves Miranda no Flickr do Colcheia

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Toque no Gramophone - Aberto edital para Prévias Seletivas


E vocês pensam que a gente descança?! Nada disso! Passado o Grito Rock, agora começam os preparativos para o nosso maior evento anual: o II Festival Gramophone de Música Independente, que este ano acontece mais cedo, entre os dias 28 e 31 de julho.
A grande novidadade desta edição são as prévias seletivas que escolherão 2 bandas de Sete Lagoas e região para tocar no festival. A partir de amanhã estará aberto o edital que irá receber as inscrições das bandas via Toque no Brasil. Das bandas inscritas, 6 serão selecionadas para tocar ao vivo e passarem pela aprovação do público em duas noites no pub Route 66.
Então, bandas setelagoanas, aproveitem a oportunidade de mostrarem seu trabalho autoral e fazerem contatos. Façam seus perfis no Toque no Brasil, inscrevam-se e ensaiem!

Leiam o edital e fiquem sabendo de todos os detalhes.

sábado, 2 de abril de 2011

1º ANIVERSÁRIO COLETIVO COLCHEIA


‎"Aniversário é uma festa
Pra te lembrar
Do que resta."


- Millôr Fernandes -

Começamos como um grupo de amigos que estavam dispostos a movimentar o cenário cultural da cidade.  Hoje, um ano e eventos e mais eventos depois já somos quase uma família. Foram diversas Noites Fora do Eixo, CineBar, Festival Gramophone, Curta Brasil, Grito Rock... muitas bandas locais, do estado, de outros estados e até de outro país circularam por nossos eventos.

Agora é a hora de comemorarmos este início de trajetória. Para isso precisamos de vocês, que nos acompanham desde o início, e também daqueles que nunca ouviram falar da gente e agora testão tendo oportunidade para isso.

Nossa festa de 1 ano começa no anexo do Museu do Ferroviário com uma apresentação de dança do grupo Corpinho Juvenil da Oficina Corpo e Dança, um barzinho regado a voz e violão do Ricardo Upiano, além da exposição dos cartazes e fotos dos nossos eventos. Mais tarde partimos para o Opinião Pub com o show da banda Black Bone Blues. Ou seja, a festa vai ser boa e queremos vocês para comemorar.

A comemoração ainda tem mais um motivo especial. O Fora do Eixo também está comemorando 5 anos, então a festa é dupla. Não deixe de aparecer e comemorar com a gente nessa festa tão intimista, que vai deixar todo mundo a vontade, em clima de festa.