segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Conheça as bandas do Grito Rock: Gruvie


O Grito Rock está batendo à nossas portas e precisamos conhecer as bandas que tocarão nesse grande evento. Vocês já sabem a programação, agora vamos falar um pouco de cada banda para vocês conhecerem o que vão ouvir no dia. Já falamos um pouco mais do Cidadão Comum e agora conheçam sobre o Gruvie, que abrirá a temporada de shows na Praça Tiradentes.
Na programação do Grito Rock o que não pode faltar e banda local, e para comprovar que a cidade está produzindo estamos trazendo novamente o Gruvie, que já tocaram no Gramophone do ano passado e na primeira Noite Fora do Eixo (na época Noite Independente). Uma banda significativa na cidade, com público que acompanha e canta suas canções, que nunca deixam de ser cantadas, pelo contrário, a banda começa a fazer vários shows só com músicas próprias e começa a circular dentro do Circuito Fora do Eixo ganhando cada vez mais representatividade. Um exemplo para as bandas da cidade começarem a produzir e cantar seu trabalho autoral, investindo e acreditando nele.
Formada em 2005, o Gruvie é grupo com identidade própria. Quatro amigos unidos pela liberdade de criação. Pelo amor a arte. Pela vontade de fazer o seu próprio caminho, sem restrições, sem medos. Simplesmente produzir o que essencialmente emana desta família. Aliás, uma verdadeira família. São dois irmãos, Lucas e Thiago, e dois primos, Bruno e Paulinho. Sintonia substancial, quase que molecular. E todo este entrosamento, somado a miscelânea de influências e a gigantesca liberdade de criação, torna quase impossível rotular a banda. E que seja assim, sem rótulos. Mas, acima de qualquer coisa, um grupo de amigos e de música, amante do rock e das artes.
Conheça as músicas da banda
Veja vídeos de ensaios e shows
Siga o Twitter da banda

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Hospede você também



Hospedagem solidária basicamente significa abrir sua casa para um estranho para que ele more nela (e com você) enquanto estiver na cidade. Ele vai comer da sua comida, usar seu banheiro, ler seu jornal e ocupar um cômodo que você deverá entender como sendo o dele até que chegue o dia de ir embora.

Banda Vandaluz
O Circuito Fora do Eixo se apropriou do termo para aprofundar ainda mais o conceito. A economia solidária, um dos motores do CFE, ressignificou a hospedagem solidária no momento em que as pessoas recebiam não só um mochileiro de passagem pela sua cidade, mas bandas inteiras em turnê! E mais: congressistas, agentes culturais, atores, videomakers...
A princípio pode parecer uma maluquice, mas ao mesmo tempo é muito saudável. Pergunte a quem já hospedou uma pessoa de outro canto do país ou do mundo. A troca que se dá nas hospedagens solidárias é uma das coisas mais legais que se tem notícia! Você conhece outra cultura, hábitos, sotaques. E ainda por cima, se o seu hospedado for um bom cozinheiro, pode até aprender uma receita nova! E falando em aprender... gírias, músicas, histórias...

Se você tem um cômodo ou mesmo um colchão disponível, não se acanhe! Abra as portas da sua casa pois sempre tem um pessoal indo e vindo precisando do conforto de um lar como o seu :-) A chance de você fazer uma nova e grande amizade é de 99,9%, comprovada estatísticamente.




Portanto, HOSPEDE O BRASIL! Seja mais um a praticar a economia solidária e tenha contato com pessoas interessantíssimas, criativas e que, quando você precisar, também te hospedarão com o maior prazer!



O Colcheia já recebeu várias bandas, Macaco Bong, Tremor, Cabruêra, Vandaluz, Manolos Funk... e não para por aí, no início de janeiro recebemos mais de 45 pessoas em uma só casa (sim, uma casa e não mansão), na imersão do Fora do Eixo Minas. A experiência foi incrível, todo mundo se ajeitando em colchões e barracas por 4 dias, mas o que valeu foi o encontro e a troca de experiências, as risadas, as reuniões, o trabalho que rendeu e é claro a amizade que foi renovada. Nós recomendamos a prática, é sempre interessante e trás sempre uma novidade

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Mais uma artista setelagoana fará exposição na Expo Grito

"Mesca(ro)lina" (2004) - Autofotografia com câmera "Pinhole".


A ExpoGrito, já comentada em posts anteriores, tem mais um selecionado de Sete Lagoas. A artista Carolina Oliveira Fernandino Tinoco também foi selecionada para divulgar seus trabalhos em todas as 130 edições do festival nos 10 países realizadores. Entre os 43 selecionados 8 são de Minas Gerais e 2 de Sete Lagoas.
Carolina cursou Belas Artes na UFMG, faz desenhos, pinturas e escreve poemas. Já compareceu em eventos do Colcheia e deixou marcas, no show do Vandaluz subiu ao palco e cantou uma canção inteira de Titãs além de recitar um poema próprio.
A sua arte selecionada para a exposição são fotografias de Pinhole, uma câmera fotográfica sem lente. A designação tem por base o inglês, pin-hole, "buraco de alfinete" e é usada para referir a fotografia estenopeica. Este tipo de fotografia é uma prática econômica e simples pois utiliza uma qualquer caixa em que a luz não penetre. A existência de um pequeno furo, estenopo do grego stenopo e que em português permite designar este tipo de fotografia por Fotografia Estenopeica.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Contribua você também





"O melhor som/show que já vi no Opinião. Um legítimo bricolagem de sons onde o tradicional e a vanguarda se misturam formando uma hamônia ímpar, dançante, contagiante. A Cabruêra foi a maior zuêra. Vieram lá da Paraíba fazê nóis aqui de Minas dança até se acabá." (Valéria Galvão)






"A abertura com o louco Elson da Terra já foi cheia de energia para a preparação do show eletrizante do Cabruera, estes que por sua vez mostraram seu som nordestino dançante, contagiando todos que estavam no Opinião.” (Luciana Dias)






"Sete Lagoas foi privilegiada por receber um evento da altura do Grito Rock. O evento que acontece em toda América Latina coloca nossa cidade na rota do circuito alternativo de música, que nos últimos anos tem revelado excelentes bandas com muita qualidade. Os shows realizados comprovam muito bem isso, El'son da Terra com sua irreverência provou que um tributo ao ego merece um rock in roll de alto nível. Já Cabruêra, mostrou o que há de melhorr na música nordestina. Conseguiu aliar a melodia do rock com tradição local, ao fazer todo mundo pular e cantar e no fim dançarem a tradicional ciranda." (Philippe Rodrigues)


“Foi um grande privilégio pro Colcheia ter recebido a Cabruêra aqui. Era consenso no coletivoque o show deles no Festival Jambolada, em Uberlândia, tinha sido o melhor de 2010 (assim, tirando o Paul McCartney! rs). Voltamos de lá sonhando em um dia trazê-los aqui. Feliz surpresa isso ter acontecido logo no início do ano e num dia importante pro coletivo, que foi o lançamento da 1ª edição do Grito Rock que vamos realizar aqui. Além de um show memorável, a passagem da Cabruêra por aqui também foi marcada por muita conversa e troca de idéias - coisas que a hospedagem solidária nos proporciona gratuitamente.” (Marina Santos)


"Eu esperava um show contagiante, só não ia conseguir pensar nunca que ia ser tão bom! Não só pela animação, mas também pelo som, que apresentou ótimas musicas próprias e versõe surpreendentes de músicas que marcam na alma e deixam a gente com um sorriso estampado na cara." (Felipe Castanheira)





"A começar pela abertura com o El'son da Terra, que sempre é um show inesperado, até mesmo para nós, músicos da banda. O repertório de autorais dele nem sempre é conhecido pelo público, pouco executado, muitas vezes, uma música ou outra. Então, o show dele já deve ter surpreendido parte do público. E o Cabruêra era certo a diversão. Conheci o show deles em Uberlândia, e sabia que seria fantástico a passagem deles por aqui. ”(Marcão Avellar)




"Ter logo de cara um grande artista da cidade tocando só músicas autorais e ainda trazer o Cabruêra, já consagrado no Brasil e no mundo com sua identidade, para o Lançamento do Grito Rock em Sete Lagoas é muito importante para o Colcheia pois mostra para os músicos locais que produzir e tocar suas próprias músicas também é importante. Essa foi só uma amostra do que virá pela frente no Grito Rock, se esse foi o lançamento imagine o que vem por aí! ”(Raíssa Galvão)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Conheça o Diário Oficial Fora do Eixo


Saiu na última semana mais uma edição do Diário Oficial Fora do Eixo (DOFE), uma publicação mensal lançada pela frente mediadora Banco Fora do Eixo, grupo de trabalho responsável pela pesquisa, implementação, gestão e geração de dados referentes aos mecanismos de sustentabilidade da rede Fora do Eixo, em sua perspectiva global.

O DOFE foi lançado com vistas a relatorizar periodicamente as principais ações de cada frente de trabalho do CFE, bem como seus balanços mensais, indicativos gerados, links importantes, enfim, toda a produção institucional resultante da gestão nacional do Circuito Fora do Eixo.

Dessa forma, o DOFE cumpre uma dupla missão: ao passo em que é um veículo mensal de atualizações (F5) sobre todos os assuntos pertinentes à movimentação da rede, torna-se também um grande arquivo digital que documenta cronologicamente e com detalhes o desenvolvimento do Circuito.

Leia o DOFE desse mês e conheça o site.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Olha o Cordão do Constantino aí Genteee!

O bairro Boa Vista tem em seu DNA a cultura de boteco. São tantos botequins que fizeram história,freguesia, construíram identidade, culinária, cultura popular, gosto pela música, pelo samba. E tem também o gosto pelo carnaval. Foram muitos blocos, Escolas de samba e foliões que ajudaram a dinamizar outros carnavais de Sete Lagoas, batucaram e desfilaram pela cidade.


Na pista destas vocações históricas do Bairro, um grupo de amigos está lançando o “Cordão do Constantino”. Bloco pré-carnavalesco que homenageia a cultura de Botequim do Bairro e sua índole boêmia e brincante. Homenageia ainda o Hawaí, nome oficial do Bar do saudoso Constantino que durante décadas aglutinou aficionados da boa música e do samba.


O “Cordão do Constantino” nasce na concepção de Bloco aberto (Vai Quem Quer) e democrático. Pretende receber pessoas e manifestações culturais de toda a cidade. Bloco Comunitário para criar ponte entre o tradicional e o que há de novo em Sete Lagoas. Reunindo os sambas e as marchinhas e as boas novas da MPB. Buscando integração inter geracional. O Bloco busca valorizar a história e dialogar com a cultura que se pratica na cidade. É um Bloco pré carnavalesco com a postura de convidar a população para o carnaval.


Cordão do Constantino

Festa de lançamento 19/02 (sábado) no Opinião Pub

Desfile 25/02 (sexta-feira) - Concentração a partir das 18 horas no Bar Havaí

O desfile vai percorrer alguns botecos do Boa Vista, saindo do Constantino (esquina de Goiás com Andrade Fernandino) seguindo até o Bar Vânia (Goiás com Sant’Ana), Skina 2 (Sant’Ana com Santa Catarina) e retornando ao Constantino depois de passar em frente ao Querosene

.

Traga sua fantasia, alegria e vontade de carnaval.


Informações: http://simonenovais-setelagoas.blogspot.com/

O Bloco conta com o apoio do Coletivo Colcheia

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Artista setelagoano é selecionado para Exposição Virtual no Grito Rock 2011

Em sua primeira edição, a Exposição Virtual do Grito Rock traz 44 trabalhos de 23 selecionados pelo Núcleo Poéticas Visuais do Circuito Fora do Eixo (FDE) com o intuito de celebrar a produção artística contemporânea brasileira, abrindo portas para diálogos em rede acerca das artes visuais.
Os trabalhos enviados utilizam licença Creative Commons e suportes digitais, porém há uma diversidade de técnicas como fotografia, gravura, ilustrações, desenhos, grafite e vídeoarte. Todas as obras serão disponibilizadas para download para uso compartilhado entre os produtores do Grito Rock 2011 e em ações do Circuito Fora do Eixo.
Um dos selecionados é Felipe Godoy, ele tem um estilo próprio e chama atenção por onde passa com suas madeixas coloridas. Setelagoano, vocalista da banda Absinto Muito e estudante de Artes Plásticas na Guignard, o artista é um colaborador do Colcheia, já fez o cartaz de um evento do coletivo, expôs seus quadros em uma Noite Fora do Eixo, ministrou uma oficina de criatividade no Lançamento do Colcheia e pretende fazer uma intervenção artística na cidade. Tem excelentes trabalhos em pintura, desenho e esculturas.
A exposição virtual do Grito Rock pode tornar-se um potente modo de circulação desta produção artística, principalmente dentro dessa rede de conexões, tornando viável, futuramente, até mesmo uma outro modo de distribuição e acesso a tais obras, não restringindo seu aparecimento relacionado somente a espaços físicos. Trata-se de pensar o espaço expositivo contextualizado em uma rede de produção cultural que se vale dos espaços virtuais para a concretização de seus eventos e principalmente para a sua comunicação, travando uma convivência diária através da rede, do estar on line, em tempo real, conectando-se de uma extremidade a outra do país e tornando viável ações como esta - que envolveu além de artistas de vários estados, uma organização curatorial advinda de três regiões distintas do Brasil. Toda essa articulação denota o processo de integração nacional que o Circuito Fora do Eixo realiza através de uma plataforma virtual e em rede que viabiliza inúmeras produções em ambientes físicos, movimentando e alimentando a cadeia produtiva da cultura através do fazer coletivo.
Exposição do Godoy no Opinião Pub durante uma Noite Fora do Eixo
Selecionados:
Cássia Gonçalves Pereira Lima
Felipe Nogueira Godoy
Adriano Ferreira Moraes
Keila dos Santos Serruya Dias
Anibal Augusto Turenko Beça
Luziene da Silva Pinheiro
Wérllen Castro Baptista
Carlos Alberto Donaduzzi
Henrique Lucio Hilarino de Oliveira
Anelie Schinaider Cerqueira
Carolina Oliveira Fernandino Tinoco
Davi Wesley Afonso Meira
Camila Karina da Silva Ferreira
Marina Costa Gomes
Tamiris Vaz
Sidney Spacini Pereira
Lucas Lopes
Sandra Ribeiro
Vinícius Albernaz Soares
Luana Záu da Silva
Luiza Guedes Villela de Andrdade
Sandro Marcos Furtado Lima
André Persechini Cortes de Araújo

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Uno más!

Uno más! Foi assim que terminou a noite (que agora quase parece uma miragem!) do último domingo, 13, no Opinião Pub - com pedidos e mais pedidos de mais uma, ou uno más na língua dos hermanos. Shows? Não. Domingo foi uma noite de espetáculos, um dos maiores sucessos do Colcheia e do Opinião Pub: 3 grandes atrações, muita gente interessada e impressionada com tanta qualidade em um dia só. O Wesley, proprietário da casa disse hoje no Programa Gramophone: "Que me desculpem as bandas amigas, mas o show do TREMOR foi o melhor que já passou por aqui."
A grande noite começou com a discotecagem do nosso amigo e conterrâneo DJ Amplis, que colocou hits para o público sedento por música. Logo após, já deixando alguns queixos caídos, subiu ao palco a primeira surpresa da noite, The Hell's Kitchen Project, causando um primeiro estranhamento em todos com sua composição, uma bateria, um microfone e um baixo.
É, isso mesmo, uma banda sem guitarras! Estranhamento que durou apenas alguns poucos minutos de show. Já na segunda música o público simplesmente não sentia mais falta do tradicional instrumento das bandas de rock, já que o baixista arrasava e botava a casa abaixo junto com a bateria marcante. O som da banda preencheu cada pedacinho do lugar, com todo mundo prestando atenção e curtindo. Ao final o público clamou por mais uma música - uma prova de como a banda agradou!
O DJ Amplis deu continuidade à empolgação do público para prepará-los para o grande espetáculo da noite, o Tremor argentino. Ao começarem a tocar era possível olhar para todos os lados e ver pessoas boquiabertas com o som dos caras. É, foram queixos literalmente caídos. Sabe aquela surpresa, aquele encantamento que te faz cutucar a pessoa do seu lado e, com o olhar, dizer: "o quê que é isso?!" Pois é, foi assim! Todos com olhos fixos
para a banda, assistimos uma mistura de instrumentos do folclore argentino com música eletrônica, com várias outras coisas... e até agora a gente ainda não sabe responder o quê que eles tocam.
Ao mesmo tempo que o som era local (do norte da Argentina) era global, pois estão completamente antenados às tendências.A cada música uma surpresa: instrumentos, vozes, palmas, danças, espanhol, sotaque... tudo diferente do que estamos acostumados!A atuação (pra não dizer performace!) dos caras no palco também é impressionante. Eles preencheram todo o espaço com movimentos e "danças" peculiares, no olhar dos meninos e, charmosas e engraçadinhas, para as meninas!

Várias pessoas entraram no clima, dançaram e se divertiram. Ao final de cada música aplausos e gritos eram inevitáveis, além das palmas que, meio desengonçadas, tentavam acompanhar o ritmo das batidas hermanas. Ao final do show, logicamente!, o público queria mais e com a confusão de línguas gritaram em alto, bom som e em coro por Uno más!
Os argentinos absorveram a energia do público e ao final da apresentação confessaram que o show tinha sido especial e que se sentiram felizes em, no meio de uma turnê por capitais, tocar na nossa cidade - uma pequena cidade do interior mineiro, mas que fez o que pôde para acolhê-los com o melhor da hospitalidade mineira que nos foi possível. Deixaram saudade também pelas histórias, brincadeiras e risadas...
Com certeza essa foi uma grande e surpreendente noite de espetáculos. Estranhamento para alguns talvez, mas muita muita surpresa e admiração... só mostrando que o Colcheia está no caminho certo ao apostar nas coisas novas. Surpresa é fundamental!


Você estava lá?! Gostou do show? Deixe sua impressão aqui. Esse feedback é importante pra nós.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Hoje tem Programa Gramophone, tem sim senhor!


Como de costume as noites de terça-feira são recheadas de muita música, informação e diversão com o Programa Gramophone na rádio Santana, 87,9 e trasmitido pela twitcam.
A rádio Santana é a unica realmente comunitária da cidade e foi escolhida por ser um projeto que tem uma filosofia de trabalho condizente com os objetivos do Colcheia, transmissão de conhecimento livre.
O programa tem como objetivo divulgar a produção musical independente, apresentar novas bandas ao público local, expor a programação cultural da cidades, divulgar eventos do Colcheia, além de atrair novos públicos interessados em cultura.
É normalmente apresentado pelos (ir)radialistas Marcão e Wesley com muita descontração, de modo que se torna um momento de diversão para quem produz e para quem acompanha.
Nas últimas edições o programa passou a ser exibido também pela twitcam, ferramenta que tramite por vídeo ao vivo na internet.
Gostou? Ficou curioso? Ouça o programa hoje, às 22 horas na rádio ou acompanhe o Twitter do coletivo para assistir: @colcheia7lagoas

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Lançamento do Grito Rock


Já estamos por aí falando do Grito Rock, agora é hora de começarmos a provar que a propaganda é verdadeira. Nesta quinta-feira, 17, faremos o Lançamento do Grito Rock Sete Lagoas no Opinião Pub com duas bandas que prometem total interação com público. Leia um pouco mais do histórico das bandas para ver como a noite será imperdível!


A banda Cabruêra está há 10 anos na estrada tocando para platéias dos mais diferentes idiomas, com passagens por importantes festivais no Brasil e na Europa. Em 2008 o grupo participou do programa Som Brasil da Rede Globo em homenagem a Luiz Gonzaga e realizou sua décima turnê pela Europa. Atualmente está concentrada na produção do seu próximo álbum que terá o patrocínio da Petrobras Cultural e estará disponível gratuitamente no site Overmundo. O show é um verdadeiro espetáculo de total interação com a platéia, contando muitas vezes com cirandas formadas por músicos e público.


O show de abertura será de um grande conhecido da cidade, El’Son da Terra, cantor e compositor setelagoano da mística, da política e da ciência, seu rock é auto-denominado “Rock Transmutativo”. Seu primeiro CD, intitulado Sete, traz composições próprias, com temas ligados às energias cósmicas, amor, homem mulher, em uma leitura bem filosófica e despretensiosa.

Com certeza a noite promete muita energia!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Notícia fresquinha: Discotecagem do DJ Amplis nesse domingo

É isso mesmo, a noite desse domingo que já estava mais do que recheada de atrações super especiais ganha mais uma. Dessa vez é uma novidade no Opinião Pub, um DJ especial para animar os intervalos entre as bandas e aquele tempinho antes de começar os shows.

Alfredo Souza é o DJ Amplis desde 2007, quando começou a discotecar em shows de bandas amigas. Em 2009, ganhou o Prêmio Mixsórdia de melhor DJ de Belo Horizonte, através de votação popular. Hoje, é residente da festa Rifferama, que acontece no dDuck dClub, além de tocar em várias casas e bares de BH, como A Obra, Velvet Club, Arcangelo, Obar e Thécaffe.

Então esse é mais um motivo para não perder essa noite única!
Shows: Tremor (Arg) e The Hell's Kitchen Project
Discotecagem: DJ Amplis
Horário: 22:00
Local: Opinião Pub
Entrada: R$ 10,00

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Não se esqueça de domigo!

Ainda não se esqueceu da nossa super Noite Fora do Eixo de Fevereiro né?
Pra refrescar um pouco a memória veja os vídeos das bandas que tocam nesse domingo no Opinião Pub







Gostou? Quer mais? Leia a matéria falando um pouco mais de cada banda.


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Banda selecionada para o Grito Rock é destaque no Compacto.Rec


Praça, aberta ao público. Esse é o ambiente que vai receber a banda Cidadão Comum no Grito Rock de Sete Lagoas. Vinda de uma cidade periférica, com pouca visibilidade cultural a banda busca, por meio de suas músicas, fazer uma leitura crítica da atualidade, somando ao olhar sobre a periferia uma visão contundente sobre a própria sociedade que a produz.

A banda é destaque esse mês pois acaba de lançar seu primeiro EP pelo Compacto.Rec, um projeto de lançamento mensal de álbuns virtuais em rede, com o objetivo de estimular a circulação e distribuição de bandas da cena independente latino americana. Uma compilação com músicas, letras, release, fotos, vídeo, banners e avatares, que são divulgados em todos os veículos de comunicação integrados a rede.

O disco lançado, “Enquanto Isso na Cidade-Dormitório” traduz claramente o papel do Cidadão Comum nos seus mais de 10 anos de existência: sacudir com a sonolência de Ribeirão das
Neves/MG, sua cidade de origem. A partir da poesia rasgada e de versos diretos, o EP de sete músicas pretende continuar fazendo “barulho” para ouvidos sonolentos e também outros mais atentos, de Neves ou de qualquer lugar. Foi produzido pela banda e gravado em seu estúdio próprio mantido em casa. Toda a gravação foi feita com um set simples de equipamentos e sem a preocupação de um acabamento totalmente limpo. O resultado é propositalmente alto e sujo: cheio de sobras de guitarra,
microfonias e overdrives em alto tom. São vários sons em um único CD, e é tudo rock: feito com guitarra, baixo, bateria e ponto. Baixe gratuitamente pelo www.compactorec.foradoeixo.org.br e ouça ao vivo no dia 12 de março em frente ao Casarão (Centro Cultural Nhô Quim Drumond)

A banda foi uma das selecionadas pela curadoria do festival justamente pelo seu diálogo com a sociedade civil e suas letras diretas. A seleção aproxima ainda mais o grupo do hip hop da cidade dos eventos do coletivo e dá indícios de uma parceria.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cobertura Audiovisual da Noite Fora do Eixo Especial 1 Ano

Aqueles que perderam dessa vez podem ter um gostinho do que aconteceu.
Os que estiveram presentes podem rever alguns momentos especiais.
Noite Fora do Eixo especial 1 ano
Ganga Bruta e Vandaluz

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Resultado da curadoria Grito Rock Sete Lagoas

Saiu!

Depois de ouvir exatas de 142 bandas de todo canto do país, inscritas via Toque no Brasil, o Colcheia lança o resultado da seletiva do Grito Rock Sete Lagoas.
A curadoria foi realizada pelos membros do coletivo, visava escolher 2 bandas locais, 2 regionais e 2 nacionais para tocarem no dia 12 de março na Praça Tiradentes e no Route 66. Os critérios da seleção foram: qualidade sonora, melodia e harmonia, além da consonância com perfil dos locais de show.

Veja a lista dos selecionados:

Gruvie (Sete Lagoas)
Absinto Muito (Sete Lagoas/MG)
Cidadão Comum (Ribeirão das Neves/MG)
Pré Pagos (Barbacena/MG)
Girlie Hell (Goiania/GO)

Além dessas ainda teremos o lançamento do Grito Rock no Opinião Pub, nessa quinta, 17, com a presença de Cabruêra (Campina Grande/PB) e Elson da Terra.

Até o Grito Rock postaremos aqui no blog algumas informações das bandas selecionadas, fique ligado!

Curadoria revela selecionados essa noite



Hoje a noite, durante o programa Gramophone será divulgada a lista das bandas selecionadas para tocar no Grito Rock Sete Lagoas. O programa é veiculado pelas ondas da rádio Sant'Ana, 87,9, na cidade e é transmitido via twitcam ao vivo para qualquer pessoa do planeta.
O programa começa às 22 horas, o link da twitcam será divulgado no twitter do Colcheia na hora do programa.
Acompanhe e fique sabendo quais serão a bandas a tocar na edição setelagoana do maior festival integrado da América Latina.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Exposição Virtual Grito Rock

O Núcleo de Poéticas Visuais FdE surge para compor forças, desenvolver, discutir e fomentar ações em Artes Visuais dentro do Circuito, valorizando a integração das artes. Busca a transversalidade e interdependência criativa das diferentes áreas artísticas na intenção de promover um alargamento dessa produção, partindo da premissa de que todo o indivíduo é um ser criativo em potencial.


Pretende ser uma plataforma de divulgação, distribuição, circulação, e sustentabilidade estendendo os príncipios do Fora do Eixo também ä área das artes visuais, e ä todos que trabalham com a criação de imagens levando em conta o hibridismo de conceitos que versa sobre arte atual. Além de criar uma espécie de vitrine, busca alternativas diferentes das alicerçadas nas instituições mercadológicas e comerciais que também integram o sistema das artes.


Convocamos a todos a participar, divulgar e ajudar na consolidação dessa nova frente que tem muito a compartilhar e crescer, trabalhando em conjunto e potencializando cada vez mais a arte no Circuito Fora do Eixo.


Participe da Primeira Campanha em Rede do Núcleo de Poéticas Visuais:



Exposição Virtual Grito Rock!




Esta exposição, tem o intuito de consolidar uma vitrine para a produção artística contemporânea e independente brasileira, abrindo portas para diálogos em rede nacional acerca das artes visuais.


Todo material recebido passará por uma curadoria e os selecionados entrarão nos vídeos que serão produzidos, em parceria do com CdC, e disponibilizados na rede para que os coletivos, que se interessarem, exibirem durante a sua programação do GR.


Lembrando que o formulário de mapeamento de pontos que trabalham com as "Poéticas Visuais" ainda está aberto.


O Poéticas conta com a colaboração de cada ponto FDE para divulgar essa ação e poder pluralizar ainda mais as artes do Grito Rock 2011.


Segue link do edital e do ficha de inscrição, temos um blog para divulgação das inscrições e da Exposição:


http://expogritorock2011.wordpress.com/.


Edital:

Twitter:

@pvisuaisFdE

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Sete Lagoas na rota do maior festival integrado

MG e ES GRITAM em 22 cidades com mais de 130 shows #GritoRockMG/ES



Minas Gerais é o estado com mais edições do festival e o Grito Rock de Vitória reforça a presença do Fora do Eixo no Espírito Santo.
Festival filiado à Abrafin e produção do Circuito Fora do Eixo.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Tremor argentino na Noite Fora do Eixo

Primeira banda argentina a tocar no Opinião Pub
A jovem gravadora ZZK Records, de Buenos Aires, ficou conhecida globalmente como porta de entrada para o maravilhoso mundo da cúmbia. As bandas de seu catálogo têm impressionado pistas de dança pelo mundo, apresentando e renovando este ritmo popular da costa colombiana. Talvez a mais musicalmente expansiva delas, o Tremor injeta cúmbia e batidas folclóricas argentinas em sua música eletrônica visceral, que vem colhendo elogios da imprensa americana e canadense desde a excursão do trio pela América do Norte, em meados de 2010. Pela primeira vez no Brasil, os argentinos apresentam as composições de seu mais recente álbum, Viajante.


A banda entrará em turnê pelo Brasil,tocando em 4 capitais, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba, e ainda fará uma apresentação em Sete Lagoas, no Opinião Pub, que receberá a primeira banda internacional.
Essa é uma das ações de internacionalização do Circuito Fora do Eixo, que conta com a circulação de artistas estrangeiros aqui, e a exportação da nossa música, além de várias outras parcerias e a expansão para a América Latina. 
A passagem da banda por Sete Lagoas contará com a abertura do power trio belo-horizontino, The Hell’s Kitchen Project, que tem como diferencial a ausência de guitarras, criando um som único proveniente das levadas criativas do contrabaixo de Fernando Craviée, da conduta hostil da bateria de Leo Braca e da versatilidade do vocal de Jon. Tudo isso agregado ao mix do bom e velho rock n’ roll com o eletrônico moderno.
Desde 2007, as casas alternativas e os festivais de música independente realizados em Belo Horizonte e no estado de Minas Gerais recebem a banda, ano em que a THKP saiu dos estúdios para encarar diferentes públicos. Com mais de 100 shows realizados, os integrantes da Hell’s Kitchen vêm conquistando fãs pela competência e pelo carisma, prometendo uma experiência diferente – e dançante – a cada oportunidade.

O evento será mais uma edição das Noites Fora do Eixo promovidas mensalmente pelo Colcheia, sempre com bandas de som autoral, visando promover o cenário independente na cidade, divulgar e incentivar novas produções além de formar público para novas bandas.


Veja o vídeo da turnê do Tremor na Europa: http://vimeo.com/15516995

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Quem é normal?

Intensa, essa é a palavra que define a noite dessa última sexta-feira!
Pra começar e embalar a moçada, sobe ao palco Ganga Bruta, já conhecida e acompanhada pelo público setelagoano. É só começar a tocar que a galera vai lá pra frente pra curtir a música. Algumas canções são cantaloradas por quase todos presentes, como Irmãos Piriá e Sorria. Inspirados pelos amigos convidados fizeram um grande show. Marcão, baixista da banda disse ao final: "Foi ótimo ter dividido o palco de novo com amigos. O Vandaluz é uma banda que a gente ficou amigo logo no primeiro contato, e o clima entre a gente sempre favorece fazer shows com mais energia"


Um intervalinho para descanço e sobe ao palco a performática Vandaluz. Todos da banda com figurinos um tanto quanto estranhos, ficando difícil saber qual é mais chocante. Quem não conhece fica vidrado no palco para saber um pouco mais do que está acontecendo por alí. Com certeza não se arrependeram, muita música, poesia, vídeos e loucuras embalaram o show. Um espetáculo completo. Podia-se ver o público contagiado com o som e energia que eles passavam do palco. No meio do show um capítulo a parte, absorta pelo clima da banda, sobe ao palco alguém da platéia que, depois de tomar o microfone do vocalista, sustenta uma música inteira de Titãs com total apoio do público. Para finalizar a banda patense (depois de recuperar o microfone e o palco) canta Lucidez, música que define um pouco do que é a banda, com suas críticas claras e muita loucura. A quebradeira habitual espanta os marinheiros de primeira viagem e leva ao êxtase os já fãs.

 


É com esse clima de interação e de amizade que termina a noite. Uma entrevistas com as bandas protagonistas mostra a felicidade estampada nos rostos de cada um. A liberdade uns com os outros, brincadeiras, piadas e várias declarações de uma recente amizade que já é claramente sólida enceram a noite com chave de ouro.