segunda-feira, 26 de abril de 2010

REVITALIZAÇÃO da Orquestra de Câmara Dom Silvério




É difícil precisar, ao certo, quando se formou um abismo entre a música denominada “erudita” e aquela denominada popular. Muitos teóricos tentaram responder, valendo-se de diferenças quanto à técnica, rigor, dentre outras. Apesar das possíveis distinções, valho-me da opinião de que todas mostraram-se frustradas, por não conseguirem traduzir ao certo a diferença. Embora seja difícil precisar a causa deste evento, o efeito é fácil: um fosso, uma separação, que denomina os músicos e admiradores da música clássica de elitistas.
Tendo como base essas reflexões e outras advindas, eu – colcheiano de corpo e alma – me propus ao árduo projeto de revitalização da “Orquestra de Câmara Dom Silvério”, inestimável patrimônio da nossa cidade – desconhecido de muitos. Recebi o apoio e a ambição dos membros do Coletivo, que com muito afinco também entrarão nesta causa.
Por vários motivos a orquestra se encontra numa difícil situação de sustentação – situação esta que poderia se tornar apocalíptica caso os esforços do gentil maestro Richard Wagner inexistissem.
É com muita honra que tenho mantido contato com o maestro João Lucas e, como ex-participante da orquestra como violoncelista – anuncio aqui este projeto. Num posterior momento postarei o andamento deste: com efeito, basta-nos o apoio de todos, tal como o evento foi um sucesso, para que esta causa também assim seja.
Professores de instrumentos, reforma estrutural da sede do coral, aulas didáticas sobre música – tudo isso faz parte do nosso intuito futuro, que anuncio aqui em primeira mão.
Espero que todos apóiem a iniciativa. É importante para mim, para nós do grupo e para a cidade, carente de efetividade, mas que transborda potencialidade.

Com carinho inestimável, Danilo Svágera (Panda).

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Com centenas de pés direitos




Antes de tudo temos que agradecer às pessoas que estiveram no Anfiteatro do Casarão no sábado, dia 17, uma data que pode ficar para a história da cultura da cidade. A maioria das pessoas com quem conversamos depois, foi unânime em elogios ao nosso lançamento, fruto de um esforço grande da equipe, diga-se de passagem. Mas a cultura é feita pelo seu povo, e a presença do público foi imprescindível para o sucesso do evento.

Como dissemos em outras ocasiões, a programação era intensa, o que pôde ser conferido de perto por quem esteve lá. Atração atrás de atração, que só realmente foi terminar já quase à meia-noite, quando finalizou o bate-papo com o pessoal do Macaco Bong. Aliás, um capítulo à parte nessa história o trio, que fez amizade por onde passou.

Agora o grupo deverá fazer um balanço geral da festa e divulgar os dados financeiros, uma política que será adotada sempre pelo coletivo, como forma de mostrar maior transparência em tudo que será feito. E vamos partir para as próximas ações. Todas elas serão anunciadas aqui.

Obrigado a todos que participaram da festa. Até a próxima.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

FESTA DE LANÇAMENTO COLETIVO COLCHEIA


A festa acontecerá dia 17 de abril no Anfiteatro do Casarão (Centro Cultural Nhô Quim Drummond das 16 horas às 22 horas. A Entrada é R$ 5,00. Antecipado com o Coletivo Colcheia e na hora o preço do ingresso será o mesmo.

Serão diversas atrações, com uma programação intensa. Além de exposições de artistas plásticos, como Luciano Ribeiro e Leandro Figueiredo, haverá também oficina de criatividade com Felipe Godoy, exibição de curtas metragens, dança contemporânea com as dançarinas Luciana Lanza e Cibele Maia do Primeiro Ato, intervenções teatrais do grupo Congadar, e muita música. A começar com o samba/mpb do República S/A, banda que começa a chamar atenção em BH. E as bandas independentes também terão destaque. A comecar com a setelagoana Ganga Bruta, que recentemente lançou seu segundo CD. E para fechar a noite, a matogrossense Macaco Bong vem pela primeira vez a Sete Lagoas. A banda é destaque em todo o Brasil, e seu disco Artista Igual Pedreiro foi eleito o melhor do rock pela revista especializada Rolling Stone Brasil.

Uma programação de tirar o fôlego e ninguém ficar de fora.